Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E INOVAÇÃO SOCIAL: CONVERGÊNCIAS E DIFERENÇAS CONCEITUAIS
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e negócios de impacto

Autores

Nome
1 - Gelciomar Simão Justen
Universidade Federal do Paraná - Responsável pela submissão
2 - Rivanda Meira Teixeira
-
3 - Andréa Paula Segatto
- Universidade Federal do Paraná

Reumo

Diante do atual contexto socioeconômico mundial, com suas estratégias desenvolvimentistas, faz-se necessário abordagens de mecanismos que sejam capazes de prover tanto o sistema capitalista quanto o sistema social. Assim, surge a ideia do empreendedorismo social como um processo capaz de gerar valor social e promover a mudança na sociedade. As mudanças no contexto são oriundas de inovações sociais, novas ideias criadas e aplicadas para mitigar problemas e lacunas presentes na sociedade. É relevante compreender tais conceitos e sua aplicação em diferentes contextos.
Considerando a relevância de ambos os temas para a academia e para a sociedade, o que demanda por reflexões que possam aproxima-los, o problema norteador deste trabalho é: quais os elementos de convergência e diferenciação entre os conceitos de empreendedorismo social e inovação social? Visando responder tal questionamento, o objetivo deste trabalho consiste em identificar os elementos que convergem e diferenciam os conceitos de empreendedorismo social e inovação social.
O empreendedorismo social consite em um processo dinâmico que objetiva por empregar recursos em ações que possam atender às demandas sociais (MAIR; MARTI, 2006; DACIN; DACIN; MATEAR, 2010; TISCOSKI; ROSOLEN; COMINI, 2013). A inovação social compreende atividades inovadoras, ou seja, novas e diferenciadas, que tem por objetivo principal atender a necessidades sociais, sendo idealizadas por iniciativas organizadas e orientadas para causarem efeitos sociais (MULGAN, 2006; MURRAY, CAULIER-GRICE e MULGAN, 2010; BIGNETTI, 2011; MARTINS et. al., 2015).
Visando atender ao objetivo proposto, desenvolveu-se pesquisa de busca na base Web of Science, como parte de uma pesquisa em andamento (as demais bases estão sendo pesquisadas), e utilizou-se o método de revisão sistemática de literatura com a finalidade de se extrair os conceitos utilizados nos artigos e os elementos de convergência e diferenciação entre si.
Os resultados demonstraram que o empreendedorismo social e a inovação social, embora com orientações diferentes, convergem para a criação de valor social e promoção de mudanças na sociedade frente aos problemas sociais que se apresentam, diferindo em suas motivações, pois o primeiro visa atender a uma falha de mercado e a segunda uma falha do sistema social. Os resultados, mesmo que preliminares, trazem contribuições teóricas, com a geração de insights para pesquisas futuras, e práticas com a apresentação de ideias capazes de promover a mudança e criar valor social.
Os conceitos de empreendedorismo social e inovação social, mesmo com suas particularidades e diferenciações, apresentam pontos de convergência que, quando aplicados corretamente podem favorecer o entendimento de fenômenos que emanam do seio da sociedade, de maneira a se compreender e agir sobre os problemas e lacunas sociais, proporcionando o aprimoramento de ideias e ações para alcançar melhores condições de vida e desenvolvimento.
DACIN, M. T; DACIN, P. A; TRACEY, P. Social Entrepreneurship: A Critique and Future Directions. OrganizationScience Vol. 22, No. 5, September–October 2011, pp. 1203–1213. MULGAN, Geoff (with Simon Tucker, Rushanara Ali and Ben Sanders). Social innovation - what it is, why it matters and how it can be accelerated. Skoll Centre for Social Entrepreneurship (working paper). Printed by the Basingstoke Press ISBN 1-905551-0-7 / 978-1-905551 - First published in 2007. Disponível em: