Resumo

Título do Artigo

UM NOVO PARADIGMA URBANO DE TURISMO INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL
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Tema

Cidades sustentáveis e inteligentes/smart cities

Autores

Nome
1 - Donizete Ferreira Beck
Universidade Nove de Julho - Responsável pela submissão
2 - Wilson Levy Braga da Silva Neto
-
3 - Diego de Melo Conti
Universidade Nove de Julho Uninove -

Reumo

Dado a importância socioeconômica do turismo em uma economia globalizada e o turismo ser o setor da economia que mais se desenvolve mundialmente (Irving, Bursztyn, Sancho & Melo, 2005), convém o desafio às cidades ao redor do mundo serem competitivas, inovadoras, sustentáveis e inteligentes. A literatura sobre turismo em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS) é incipiente. De tal modo, verifica-se que estudos existentes abordam os conceitos de inteligência e sustentabilidade separados quando se pesquisa sobre turismo.
O objetivo desse artigo é identificar diretrizes gerais para futuras análises de estudos de caso do turismo em CIS. Assim, o problema de pesquisa é: como e com que ferramentas analisar o turismo à luz do conceito de cidade inteligente e sustentável?
O turismo sustentável pensa em satisfazer as necessidades da geração atual e das seguintes com a melhor forma de usufruir dos recursos disponíveis e assegurar o desenvolvimento econômico. Turismo inteligente utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhorar a experiência dos turistas em cidades e melhora a qualidade de vida local e está relacionado com o conceito de destinação inteligentes, que aplica as TIC para subsidiar o turista a planejar sua viagem e escolher detalhadamente seu destino turístico de forma conveniente e sustentável.
A metodologia aplicada a essa pesquisa é a abordagem qualitativa de caráter exploratório por meio de análise de literatura existente sobre CIS, turismo inteligente e turismo sustentável. Ademais, esse artigo explora, delineia e busca conclusões no que concerne a criar um polo metodológico a ser aplicado em estudos de casos de turismo (Martins & Theóphilo, 2016).
Na construção de um modelo conceitual para análise do turismo em CIS, no que tange a governança, alguns aspectos teóricos contidos na literatura foram considerados: estrutura, política e serviços, a inovação e o empreendorismo, cooperação e parceria entre consumidores e fornecedores, a esfera pública e privada, desenvolvimento inter-regional e nacional, e refletir no desenvolvimento atual e das futuras gerações.
O maior ganho do turismo é que produtos e serviços personalizados melhorarão: a experiência do turista; a qualidade de vida da atual e futura geração de morador da cidade; desenvolve a indústria do turismo e o comércio local; protege a fauna, flora e o meio ambiente; eficiência no gasto e uso de recursos, fortalece a sociedade civil, gera empregos, melhora a governança e desenvolve o polo tecnocientífico. Trata-se de um modelo que pode ser aplicado pelas cidades que requeiram uma direção para planejar o turismo voltado às Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Buhalis, D., & Amaranggana, A. (2015). Smart tourism destinations enhancing tourism experience through personalisation of services. Em: Tussyadiah, I, & Inversini, A. (eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2015. (pp. 377-389). Cham, Springer. Gretzel, U., Sigala, M., Xiang, Z., & Koo, C. (2015). Smart Tourism: foundations and developments. Electron Markets 25(3), 179-188.