Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA CIRCULAR NA CADEIA DE SUPRIMENTO DE FRUTAS FRESCAS
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - André Lunardi de Souza
Universidade de Fortaleza -
2 - FERNANDO LUIZ EMERENCIANO VIANA
Universidade de Fortaleza - Responsável pela submissão
3 - Danilo Cavalcante de Vasconcelos
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO
4 - Arthur Vilas
Universidade de Fortaleza -
5 - Flávia Telis de Vilela Araújo
Universidade de Fortaleza -

Reumo

O setor de produção de alimentos pode ser considerado um dos mais importantes para a adoção de práticas sustentáveis, devido ao seu impacto socioambiental (LÉON-BRAVO; CANIATO, 2017). Outro fator que impacta nesse setor refere-se às perdas e desperdícios em toda a cadeia de suprimentos. Entende-se que a adoção de modelos circulares de produção e a aplicação dos princípios da economia circular podem contribuir para a diminuição de perdas e desperdícios na produção e consumo de alimentos.
O artigo possui a seguinte questão de pesquisa: Como os resíduos gerados na produção de frutas frescas podem ser minimizados por meio da aplicação dos princípios da Economia Circular? O objetivo geral do artigo é analisar como os princípios da Economia Circular podem ser aplicados às fazendas de produção de frutas frescas no Nordeste brasileiro, com os seguintes objetivos específicos: (i) Identificar a geração de resíduos na produção de frutas frescas; (ii) Avaliar o potencial de minimização de resíduos na cadeia de frutas frescas, a partir da aplicação dos princípios da Economia Circular.
As perdas de alimentos (food losses), ocorrem desde o início até o meio da cadeia de suprimento, incluindo produção, transporte, armazenamento e processamento. O desperdício de alimentos (food waste), refere-se a perdas no final da cadeia de suprimento, nos estágios de distribuição, varejo e consumo final. A economia circular surge na literatura, principalmente, vinculada a três “ações” principais, os chamados Princípios 3R: Redução, Reutilização e Reciclagem (FENG; YAN, 2007). Além desses, três princípios adicionais podem ser adicionados à EC: o eco design, a reclassificação e a renovação.
O presente trabalho constitui um estudo de caso exploratório (GIL, 2008), de natureza qualitativa, englobando a cadeia de suprimento de frutas frescas produzidas nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Nesse estágio a pesquisa foi aplicada apenas a uma fazenda, que produz principalmente melão e melancia. A pesquisa de campo até então realizada se caracterizou em uma visita técnica, na qual os dados foram coletados com apoio de um roteiro preliminar de entrevista e um roteiro de observações. Os dados coletados na pesquisa foram analisados com utilização da técnica de análise de conteúdo.
O processo de produção das frutas compreende a preparação das sementes para germinação, germinação das sementes em estufas, gerando as mudas, plantio das mudas, colheita e preparação e acondicionamento (embalagens) para os embarques. Existem diversas atividades do processo produtivo que podem gerar resíduos, que se configuram como perdas (PARFITT et al., 2010), especialmente a água. A empresa pesquisada tem adotado alguns princípios da economia circular (redução, reuso, reciclagem), o que vem contribuindo para uma menor geração de resíduos, com potencial de aplicação de outros princípios.
Os principais resíduos do processo de produção das frutas, considerando apenas as atividades realizadas nas fazendas, são a água, as frutas “fora de padrão”, padrão este verificado na colheita e no controle de qualidade, e os restos de plantas. A aplicação de alguns princípios da economia circular (redução, reutilização e reciclagem) já tem contribuído para a minimização dos resíduos durante o processo. Entretanto, há potencial para a aplicação de outros princípios, tais como a renovação, com o investimento para geração de energia a partir de fontes renováveis (energia solar).
FENG, Z.; YAN, N. Putting a circular economy into practice in China. Sustain. Sci. 2007 GHISELLINI, Patrizia; CIALANI, Catia; ULGIATI, Sergio. A review on circular economy: the expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production, v. 114, p.11-32, 2016. LÉON-BRAVO, V.; CANIATO, F. Sustainability assessment in the fresh fruit and vegetables supply chain. In: 24th European Operations Management Association International Conference, 2017, Edinburg, Scotland. 24th EurOMA Conference Proceedings. Brussels: EurOMA, 2017.