Resumo

Título do Artigo

MÉTRICAS PARA INOVAÇÃO SOCIAL: ESTUDO ACERCA DE POSSIBILIDADES E LIMITES PARA MENSURAÇÃO
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Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Gelciomar Simão Justen
Universidade Federal do Paraná - Responsável pela submissão
2 - Ana Paula Mussi Szabo Cherobim
Universidade Federal do Paraná -
3 - Andréa Paula Segatto
- Universidade Federal do Paraná

Reumo

As inovações sociais consistem nas novas ideias e aspirações que são criadas e aplicadas para que os problemas e demandas da sociedade sejam observados de maneiras diferenciadas, resultando em ações mais efetivas do que as convencionais, que já existem. Os resultados das inovações sociais são difíceis de serem mensurados, uma vez que ainda existe pouco entendimento sobre o que realmente são inovações sociais. A dificuldade também se apresenta pelo fato de que os objetivos sociais diferem dependendo da realidade do contexto em que se apresentam, gerando assim uma lacuna teórica.
Em função desta lacuna prática e teórica, a questão problema que norteia essa pesquisa é: quais os limites e as possibilidades para mensuração de inovações sociais? Visando responder a tal questionamento, o objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar, a partir de revisão da literatura, formas que possibilitem a mensuração e avaliação de inovações sociais.
Os negócios sociais servem como instrumentos para fomentar uma nova estrutura no contexto capitalista, incorporando, no mundo dos negócios, os aspectos relacionados aos seres humanos e a sociedade (YUNUS, 2008). A inovação social compreende o desenvolvimento de metas sociais, como melhoria na qualidade de vida, acesso ao mercado, geração de trabalho e renda, dentre outros (MULGAN, 2007). As pesquisas sobre inovação social ainda estão em estágio inicial, o que amplia as dificuldades em se ter métricas para avaliar seus resultados (BUND; GERHARD; HOELSCHER; MILDENBERGER, 2015).
Diante do objetivo a que se propõe, este estudo – recorte preliminar – se classifica como qualitativo por entender que seja o tipo de pesquisa mais adequada para proporcionar análise aprofundada dos dados que evidenciem a existência e aplicação de métricas para inovação social. O método escolhido foi o de revisão sistemática da literatura, que objetiva por buscar respostas às questões levantadas como objetivos específicos a partir de dados secundários em bases de dados a fim de identificar estudos já desenvolvidos por outros autores acerca de métricas para inovação social.
Existem diversas possibilidades, identificadas até o momento, para se abordar a inovação social sob a ótica da mensuração e avaliação, sendo por indicadores qualitativos ou quantitativos, a partir de observações à mudança da realidade social, aplicação de escalas, dentre outros que podem mostrar a diversidade de fenômenos relacionados. Todavia, há de se ressaltar os limites que são evidenciados nos artigos analisados, especialmente a não possibilidade de generalização, atentando-se para cada caso em sua especificidade.
A partir da análise dos contextos e metodologias tornou-se perceptível as abordagens acerca das formas de mensuração e avaliação das inovações sociais, sendo que os trabalhos analisados apresentam diversas visões. De maneira geral, a forma a ser adotada para tal, depende do contexto em que o fenômeno ocorre, podendo ser utilizado sistema de indicadores – visão comum a vários artigos analisados – que podem ser mensurados e avaliados tanto qualitativa quanto quantitativamente.
ANTADZE, Nino;WESTLEY,Frances R. (2012). Impact Metrics for Social Innovation: Barriersor Bridges to Radical Change?,Journal of Social Entrepreneurship, 3:2, 133-150. MULGAN, Geoff (with Simon Tucker, Rushanara Ali and Ben Sanders). Social innovation - what it is, why it mattersandhow it canbeaccelerated. Skoll Centre for Social Entrepreneurship(workingpaper). PrintedbytheBasingstoke PressISBN 1-905551-0-7 / 978-1-905551 - Firstpublished in 2007.