Resumo

Título do Artigo

PROGRAMAS E PROJETOS AMBIENTAIS DESENVOLVIDOS PELAS COOPERATIVAS DE ELETRIFICAÇÃO NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Debora Cristina Bianchini
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM -
2 - LORIMAR FRANCISCO MUNARETTO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Responsável pela submissão
3 - Jefferson Alves da Costa Júnior
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - RS

Reumo

A sustentabilidade é alcançada por meio da junção de três aspectos principais que envolvem questões sociais, ambientais e econômicas (ZYLBERSZTAJN, 2010). No sétimo princípio cooperativista consta que as cooperativas devem praticar o desenvolvimento sustentado das suas comunidades (Reisdorfer, 2014). As cooperativas possuem um forte apelo social (Drumond, 2010). Subdivididas em 13 ramos, as Cooperativas de Eletrificação enquadram-se no ramo de Infraestrutura.
Tendo em vista que os aspectos socioambientais estão enraizados em seus princípios norteadores cooperativistas, foi elaborada a seguinte questão problema: Quais os programas/projetos ambientais são realizados pelas CEs no Brasil? Assim, o objetivo geral do estudo consistiu em verificar e descrever os tipos de programas/projetos, ambientais realizados pelas CEs distribuidoras de energia do Brasil.
A fundamentação teórica é constituída de uma revisão bibliográfica com publicações que abordam as temáticas relacionadas a sustentabilidade ambiental, cooperativas no Brasil, ramos e tipos de cooperativas e cooperativas de eletrificação.
A pesquisa assumiu uma abordagem metodológica qualitativa. Quanto aos objetivos a pesquisa se caracterizou como exploratória, com a utilização de procedimentos técnicos de coleta de dados por meio de dados secundários obtidos nos sites das CEs, brasileiras. Por meio da análise do conteúdo inserido nos sites das CEs, identificou-se e descreveu-se os programas/projetos ambientais desenvolvidos pelas CEs. Os resultados obtidos na pesquisa estão apresentados por meio de tabelas, quadros e gráficos, com os comentários pertinentes.
Por meio de pesquisa junto aos sites das CEs foi possível perceber que do total de 68 CEs, foram localizados 54 sites de CEs, destas, 11 CEs apresentam em seus sites a relação de programas/projetos ambientais. Localisou-se 21 programas/projetos ambientais apresentados pelas CEs, dos quais, percebeu-se que a maioria das ações desenvolvidas contemplam atividades de Educação Ambiental, representando 23,8 % do total de 08 tipos de abordagens ambientais evidenciadas dentro dos programas/projetos.
Constatou-se que em 43 CEs possivelmente as questões ambientais estejam desalinhadas dos princípios cooperativos, pois embora apresentem sites, não se visualizam nos mesmos os registros de programas/projetos ambientais por elas realizados. Ao não perceber as questões ambientais como questão estratégica na condução das atividades as CEs, adotam um modelo de gestão clássica (tradicional). Assim, questões relacionadas à gestão de pessoas, meio ambiente, alinhadas aos aspectos financeiros são temas contemporâneos e tornam-se indispensáveis.
DRUMOND, Vitória Resende Soares. A aplicação dos princípios cooperativistas na gestão dos empreendimentos. In: I Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, 2010, Brasília. I Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, 2010. REISDORFER, V. K. Introdução ao cooperativismo. 1. ed. Santa Maria: [s.n.], 2014. ZYLBERSZTAJN, D. ; LINS, C. (Org.). Sustentabilidade e geração de valor: a transição para o Século XXI. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 207 p.