Resumo

Título do Artigo

DESIGN ESTRATÉGICO INTERANDO O GOVERNO DO CEARÁ, O BANCE E A CEASA/CE NA CONSTRUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LUCIANA FREIRE DE LIMA MARINHO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Responsável pela submissão
2 - Emanuela de Lima Moita
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3 - Ricardo Freire de Lima
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR -
4 - Marcos Aurelio Maia Silva
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Reumo

O artigo lança luz sobre a relação entre as teorias do design e de estratégia no processo de implementação do Plano Nacional de Segruança Alimentar e Nutricional, integrando o banco de alimentos ao mercado de hortifrutigranjeiros de entrepostos públicos (CEASA). Sendo, pois, relevante devido a incipiência na literatura nacional dedicada a entender a união entre as estratégias da CEASA e do banco de alimentos para assegurar o direto humano à alimentação das classses menos favorecidas sob os padrões do SAN.
A questão de pesquisa deste trabalho é: De que maneira a gestão do design integra as ações estratégicas das CEASAS e dos bancos de alimentos, mediante o exercício da RSC? Para responder a essa indagação, definiu-se como objetivos: geral – investigar a gestão do design estratégico enquanto integradora das ações estratégicas da CEASA/CE e do Banco de Alimentos Nutricionais do Ceará (BANCE), mediante o exercício da RSC; específicos: (1) modelar a integração das ações estratégicas da CEASA/CE e do BANCE; e (2) identificar as competências da gestão do design na integração da estratégia da CEASA/CE
O referencial teórico abordou a relação entre gestão do design e da estratégia, trazendo incialmente o conceito de design, na sequência versou sobre a gestão do design na formação de estratégia genérica, por fim tratou da gestão do design na formação de estratégia genérica: liderança em custo, diferenciação ou a integração entre liderança em custo e diferenciação.
A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. O questionário foi construído com base no referencial teórico, e aplicado com o responsável pelo BANCE. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e de construção de mapas conceituais com o auxílio do Atlas/Ti.
O resultado da modelagem do design estratégico do BANCE aponta que seu posicionamento é de liderança em custo, mediante redução de custos dos resíduos produzidos pela permissionários da CEASA/CE por meio reaproveitamento de alimentos. O processo de articulação do Governo do Estado do Ceará ampliou a atuação do BANCE, incluindo em termos de gestão o Agroplos/CE, a SDA, e como beneficiários a SEDUC e a SSP. Os traços da gestão do design encontrados foram: as competências básicas, especializadas e de mudança organizacional; e os domínios diferenciador, integrador, transformador e bom negócio.
Conclui-se que, a agregação das teorias de gestão do design e de estratégia possibilitam a construção de uma modelagem, que transcende a forma estrutural tradicional, possibilitando a alavancagem da vantagem competitiva, mediante atividades de soluções de problemas, de forma criativa, sistêmica, cooperativa, cultural e artística, competências que associadas aos diversos níveis estratégicos, contribuem para melhorar a qualidade de vida e proporcionar o sucesso da organização e de seus colaboradores.
BLUM, A.; MERINO, E. A. D; WAGNER, A.. Gestão de design e a cadeia produtiva: embalagens de medicamentos no sistema produto. Strategic Design Research Journal, v. 7, n. 1, 2014. MOZOTA, B. B. D.; KLÖPSCH, C.; COSTA, F. C. X. D. Gestão de design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Bookman, 2011. WOLFF, F.; AMARAL, F. G. Design Management competencies, process and strategy: A multidimensional approach to a Conceptual Model. Strategic Design Research Journal, v. 9, n. 3, p. 145-154, 2016.