Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Máyra Rodrigues Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral - Responsável pela submissão
2 - CRISTIANE SABOIA BARROS
Universidade Federal do Ceará - UFC - Instituto Federal do Ceará
3 - ANA LÚCIA FEITOZA FREIRE PEREIRA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE -
4 - ROGEANE MORAIS RIBEIRO
-
5 - Keila Costa de Souza
Faculdade ViaSapiens - Tianguá

Reumo

Apesar de sua forte contribuição para a economia mundial, o setor de construção civil é responsável por significativos impactos ambientais, apresentando a necessidade de capacitação ambiental desses profissionais. Considerando o poder da educação no estímulo da consciência ambiental, buscou-se averiguar a formação ambiental dos alunos de cursos de Engenharia Civil do município de Sobral/CE através da opinião dos docentes sobre da temática, sua autoanálise quanto a abordagem de conteúdos de sustentabilidade ambientais, tendo em vista a contribuição de IES de diferentes naturezas de ensino.
Tendo em vista os impactos ambientais gerados pelas atividades do setor de construção civil, vê-se a necessidade de se estimular a responsabilidade ambiental dos profissionais da área e capacitá-los a atuar de forma sustentável, inserindo a educação ambiental em sua formação. Deste modo, a pesquisa objetiva averiguar a formação ambiental dos alunos de cursos de Engenharia Civil do município de Sobral/CE, buscando a opinião dos docentes sobre da temática, sua autoanálise quanto a abordagem de conteúdos ambientais, tendo em vista a contribuição de IES de diferentes naturezas de ensino.
Na mesma proporção em que evoluímos na geração de bens e crescimento econômico, contribuímos para a escassez de grande parte dos recursos naturais (ROSA,2010). Deste modo, a sustentabilidade mostra-se fundamental para a manutenção do progresso. Diante dessa consciência, a promoção da Educação Ambiental, por meio da participação dos professores e da atuação das universidades (BRASIL, 1996) é primordial para inserção da sustentabilidade no setor, transformando as ideias e atitudes do Engenheiro Civil por meio de um pensamento crítico que deve ser estimulado já durante sua formação acadêmica.
A captação das informações foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e documental e pesquisas em artigos científicos, assim como pela aplicação de um questionário de 16 itens voltado aos docentes. O universo da pesquisa abrange três instituições de ensino superior que dispõe do curso de Engenharia Civil, sendo uma de ensino público e duas de ensino privado, e contou com a participação de 51 docentes. Os dados foram coletados no período entre dezembro de 2017 à abril de 2018, tabulou-se as informações, realizando cruzamento e filtro desses por meio de ferramenta eletrônica.
Os docentes consideram insatisfatória sua formação complementar no aspecto ambiental, visto as dificuldades do uso da interdisciplinaridade com determinadas disciplinas, como as de cálculo, apesar de reconhecerem o método como a melhor opção para a abordagem da EA. Apesar do pouco incentivo do Poder Público e da baixa geração de oportunidades e atualização das IES, percebem o interesse discente na temática ambiental, possível reflexo de seu incentivo e da realização de alguns eventos. Ademais, relatam a necessidade de uma maior participação docente na elaboração do projeto pedagógico do curso.
Considerando a pouca capacitação docente na dimensão ambiental, que impossibilita a abordagem deste conteúdo em sua plenitude, assim como as possíveis influências das características de um curso pertencente à área de exatas, vê-se que há o apoio e atuação dos docentes e das IES na introdução de conteúdos de cunho ambiental nos cursos de Engenharia Civil, no intuito de contribuir com a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a disseminação da sustentabilidade no setor de construção civil.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2018. ROSA, Mardióli Dalla. Dano ambiental ocasionado pela exploração desenfreada dos recursos naturais. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.7, n.13/14, p.157-172, jan./dez. 2010. Disponível em: Acesso: 03 jan. 2018.