Resumo

Título do Artigo

O Cliente como Indutor das Práticas de Operações Sustentáveis: uma Análise na Cadeia Produtiva da Indústria de Construção Civil.
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Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Etienne Cardoso Abdala
Fundação Getúlio Vargas - FGV - Universidade Federal de Uberlândia Responsável pela submissão
2 - Paulo Augusto Gumiero
-
3 - Sany Karla Machado
Universidade Federal de Uberlândia -
4 - Luciana Oranges Cezarino
Universidade Federal de Uberlândia - Universidade Federal de Uberlândia

Reumo

O estudo de Seuring e Muller (2008), particularmente, sugere que os consumidores são parte importante da construção de uma cadeia de suprimentos sustentável, pois é um dos gatilhos responsáveis pela indução de ações sustentáveis na empresa focal. Os critérios de escolha na compra de um produto pelo consumidor envolveriam não somente preço e qualidade, mas também o meio-ambiente, e a avaliação seria feita também com relação às ações ambientalmente corretas realizadas pelas empresas. Assim denominado ‘consumidor verde’ seria compreendido com mais um ‘orgão’ regulador das ações sustentáveis.
Esta pesquisa busca primeiramente estabelecer se o conhecimento sobre sustentabilidade e sobre as práticas de operações sustentáveis das empresas estariam associadas ao consumo sustentável e a decisão de compra dos clientes interessados na compra de um imóvel. Em um segundo momento buscou-se ainda analisar as práticas sustentáveis efetivamente realizadas por uma empresa de construção civil da cidade de Uberlândia. Portanto, o objetivo é comparar os resultados das pesquisas de modo a identificar se clientes possam ser considerados elementos indutores da sustentabilidade nessa cadeia produtiva
Sarkis (2001), Zhu, Sarkis e Geng (2005), Carter e Jennings (2002), Sharma e Henriques (2005), Seuring e Muller (2008), Mann et al. (2010) enfatizam as pressões de indutores externos, como as exercidas pelo governo, mercado consumidor e até mesmo por organizações governamentais com relação às ações sustentáveis a serem praticadas pelas organizações de modo geral. Considerando que existe um contexto de degradação ambiental que sofre com as decisões dos consumidores, Simões, Giraldi e Oliveira (2012), avaliam o modo com que os valores pessoais dos consumidores influenciam o comportamento verde
Em parte a pesquisa pode ser compreendida como um estudo de caso, pois busca interpretar ‘como’ os fenômenos e as relações entre estes fenômenos ocorrem, caracterizando uma pesquisa do tipo explanatório, e neste sentido a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A etapa 1 da pesquisa pode ser compreendida como um estudo de caso onde entrevista em profundidade foi realizada, utilizando análise de conteúdo. A etapa 2 do estudo é caracterizada como quantitativa e o instrumento de coleta de dados adotado foi a survey eletrônica, sendo realizada análise fatorial exploratória dos dados e regressão
A empresa objeto de estudo alega que tais práticas sustentáveis são mais caras que as tradicionais e menos acessíveis em países pouco desenvolvidos, dificultando assim a sua utilização nas atividades executadas pela empresa. Os dados apresentados na análise de regressão sugere que boa parte da formação do consumo consciente não está associada ao conhecimento das praticas sustentáveis que o cliente sabe ou acreditar ser importante saber para a decisão de compra. Entende-se que esse conhecimento não é suficiente para explicar a influência na mudança de hábito de consumo na compra de imóveis
A partir dos resultados é possível concluir que os clientes não são ainda considerados na prática como drivers da sustentabilidade na cadeia produtiva da construção civil, especialmente na localidade onde ocorreu o estudo. Seria preciso um nível de exigência ainda maior dos clientes para que as empresas se sentissem pressionadas a desenvolver ações sustentáveis e aumentar seu envolvimento com o desenvolvimento sustentável em si. Para o aumento dessa exigência seria necessário maior nível de conscientização e principalmente de sensibilização por parte dos clientes interessados em comprar imóvel
GOLD, SEURING, BESKE. The constructs of sustainable supply chain management – a content analysis based on published case studies. Progress in Industrial Ecology – An International Journal. v. 7, n. 2, p.114-137. 2010. HAIR JR., J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009 SEURING, S. MULLER, M. From a literature review to a conceptual framework for sustainable supply chain management. Journal of Cleaner Production. v. 16, p. 1699-1710, 2008 ZHU, Q.; SARKIS, J.; GENG, Y. Green supply chain management in China: pressures, practices and performance. Internationa