Resumo

Título do Artigo

A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E CAPITALISMO CONSCIENTE NA EMPRESA RESERVA
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Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Rodrigo Reis Favarin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
2 - Carlos Rafael Röhrig da Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Responsável pela submissão
3 - Pedro Henrique Lima Marconato
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4 - Roberto Schoproni Bichueti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
5 - Marta Olivia Rovedder de Oliveira
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Reumo

O crescimento das reflexões acerca do papel das empresas dentro da sociedade, gerou novos mercados, onde propostas voltadas para o capitalismo consciente e responsabilidade social tem impacto vital no processo de decisão de compra dos consumidores (GOWOREK; PERRY; KENT, 2016). Dentre as organizações que possuem algum tipo de ação em prol da sustentabilidade, têm-se a Reserva, que iniciou como uma marca de roupa exclusivamente masculina, mas que ampliou o seu portfólio de produtos, com a oferta de produtos para os públicos feminino e infantil.
Nesse contexto, o presente trabalho visa identificar e analisar as ações da empresa em relação à Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e ao Capitalismo Consciente. Para tanto foram definidos alguns objetivos específicos que auxiliam para alcançar os resultados pretendidos por este estudo: (i) verificar as ações da empresa atreladas à RSC; (ii) identificar aspectos relevantes para a empresa quanto ao Capitalismo Consciente; e (iii) analisar aos aspectos identificados com relação aos pressupostos teóricos.
Com relação a responsabilidade das empresas, Silveira e Pfitscher (2013) definem que elas precisam ter ética em seus negócios e preocupação com aspectos, como: não utilização do trabalho infantil e trabalhos forçados; saúde e segurança de seus funcionários; respeito aos horários de trabalho; e preocupação com questões ambientais. Já o capitalismo consciente baseia-se no nível de consciência dos indivíduos, que adotam objetivos mais elevados e escolhem práticas operacionais mais sábias e mais efetivas orientadas para os stakeholders (FRÉMEAUX E MICHELSON, 2017).
Para atingir os objetivos propostos foi desenvolvida uma pesquisa que se caracteriza, quanto à abordagem, como qualitativa e quanto à natureza, como descritiva-exploratória. Para a coleta de dados, optou-se pela pesquisa em website, reportagens, palestras com o fundador da empresa, e uma entrevista que foi realizada com o coordenador de sustentabilidade da empresa. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo que segundo Fernandes (2008) se refere a análise da fala em contexto, auxiliando a compreender como as pessoas pensam e agem no mundo concreto.
É possível destacar que a Reserva possui ações referentes as quatro dimensões da Responsabilidade Social Corporativa. Para BUSCH e RIBEIRO 2009, isto é extremamente positivo, visto que as empresas que possuem o compromisso e engajamento em minimizar os problemas sociais e ambientais da atualidade, além do cumprimento da legislação. A Reserva apresenta as cinco características do capitalismo consciente nas suas ações, o que conforme Mackey (2013) é muito importante, pois concentrar-se nos princípios e certificar-se de que todas as partes interessadas do negócio estão ganhando é a chave.
Em relação a Responsabilidade Social Corporativa, foram identificadas as suas cinco dimensões (responsabilidades sociais, responsabilidades econômicas, responsabilidades legais e responsabilidades discricionárias) nas operações da empresa. Este fato realça a proatividade da empresa em gerar benefícios para além das exigências da legislação. Também foi possível identificar as características do capitalismo consciente nas ações da organização. Destaca-se a liderança baseado em valores dentro da empresa e o foco por gerar benefícios para todos os stakeholders que se relacionam com a empresa.
ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA. J.E.R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. São Paulo: Saraiva, 2009. CARROLL, A.B. The pyramid of corporate social responsibility: toward the moral management of organization stakeholders. Business Horizons. New York: Elsevier, v.34, n.4, p.39-48, 1991. FRÉMEAUX, S.; MICHELSON, G. The Common Good of the Firm and Humanistic Management: Conscious Capitalism and Economy of Communion, Journal of Business Ethics, v.147, n.4, p.701-709, 2017.