Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INVESTIMENTO PÚBLICO MUNICIPAL
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - MARGARETE BLUME VIER
Universidade Feevale - UNIVERSIDADE FEEVALE Responsável pela submissão
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale -

Reumo

O processo de urbanização causa grandes impactos ao meio ambiente. A gestão ambiental urbana abrange todo e qualquer serviço público que tem por objetivo, amenizar o impacto ambiental causado pela ação do homem na natureza. Porém, a gestão ambiental só é eficaz, quando desenvolvida em parceria com a população; e para isso, é necessário a educação ambiental, que ocorre por meio de diversas ações e projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade. Além disso, a educação ambiental pode contribuir para diminuir os gastos com os demais serviços públicos que visam a gestão ambiental no município.
O aumento dos problemas ambientais, e, principalmente, o impacto ambiental causado pelo processo de urbanização, tem exigido do poder público municipal, maiores investimento na gestão ambiental. Porém, a gestão ambiental só é eficaz, quando desenvolvida em parceria com a comunidade; e para isso, é necessário a educação ambiental. Portanto, o presente estudo tem como objetivo identificar quais são as ações e os projetos de educação ambiental, desenvolvidos no município de Dois Irmãos/RS; e qual o seu respectivo custo para os cofres públicos
A educação ambiental é uma estratégia de reflexão crítica, que contribui para mudar a cultura, e também, prevenir atitudes danosas ao meio ambiente. Na gestão pública, a educação ambiental deve ser utilizada como uma ferramenta que pode contribuir para a mudança do comportamento humano; com o intuito de melhorar a relação do homem e o ambiente, diminuindo assim, os impactos ambientais causados pelo processo de urbanização (FARIAS; CAVALCANTI, 2016). Júnior, Santos e Jesus (2016) ressaltam que a educação ambiental deve ser trabalhada de forma transversal e interdisciplinar.
Os autores optaram pela realização de um estudo de caso único, aplicado na Prefeitura Municipal de Dois Irmãos. Quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas e por meio da observação participante. O rol de questões que foi utilizado na entrevista semiestruturada emergiu a partir da revisão teórica, realizada na etapa inicial da pesquisa. As entrevistas foram direcionadas à secretária de educação, à coordenadora de educação ambiental e à chefe do departamento de meio ambiente.
O município realiza diversas ações que visam a sensibilização dos alunos e da comunidade, como a aquisição de livros e a distribuição de mudas de árvores. Há também, os projetos “Monitores Ecológicos”, “Horta nas Escolas” e “Lixo Transparente”, que são implementados na rede de ensino. Outro projeto importante, desenvolvido no município, é a contratação de peças teatrais com temas ambientais, que buscam a sensibilização dos alunos. O valor gasto pelo município no “Serviço de educação ambiental”, nos anos de 2014, 2015 e 2016, foi de respectivamente R$ 120.600,92; R$ 144.411,85 e R$ 117.110,95.
Muitas das ações e/ou projetos, identificados no estudo, são basicamente simples, e não requerem grandes investimentos públicos. Portanto, a educação ambiental pode ser desenvolvida em qualquer município, basta haver gestores comprometidos com o meio ambiente. Ressalta-se ainda que o município é referência na gestão de resíduos sólidos na região, e que isto é resultado de um trabalho de educação ambiental desenvolvido desde 1994. Pode-se concluir ainda que o custo com a Educação Ambiental no município é relativamente baixo em relação ao custo de outros serviços que visam a gestão ambiental.
JUNIOR, Narla M.; SANTOS, Lidiane A.; JESUS, Lívia M. S.. Educação Ambiental: concepções e práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental da rede pública e PRIVADA EM ITABAIANA, SERGIPE. REMEA – REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. V. ESPECIAL; P. 213-236; JUL-DEZ DE 2016 FARIAS, Daniele S.; CAVALCANTI, Maria da Conceição M.. Educação Ambiental: uma contribuição para a gestão de políticas públicas implementadas no estuário do rio Paraíba. Revista Principia. Editora IFPB; V. 1; n. 31; p. 29-40. 2016