Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO DE MODELOS DE INOVAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES APLICADOS AS SMART CITIES COM BASE NO MODELO ISO 37120/2014
Abrir Arquivo

Tema

Cidades sustentáveis e inteligentes/smart cities

Autores

Nome
1 - Ben-Hur Monteiro Barizon
CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ - Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO Responsável pela submissão

Reumo

Como serão as cidades no futuro e de que forma elas estarão integradas a sociedade e a vida cotidiana de seus cidadãos? A evolução dos costumes, dos comportamentos e das tecnologias em abrangência global nos remete a um novo conceito para entender todos estes aspectos. Cidades Inteligentes ou “Smart Cities”. Podemos citar diversas características e definição para conceituar o que vem a ser uma cidade inteligente, relacionando aspectos relativos à sustentabilidade, economia, transportes e aplicação de tecnologias avançadas a disposição de seus cidadãos para uma vida mais confortável e digna.
Como este fenômeno causado pelas cidades inteligentes podem ser mensurado e refletido na vida no cidadão comum? Um estudo elaborado pela ONU (organização das Nações Unidas) em 2015 revelou de forma concreta, os efeitos de urbanização que já eram percebidos por grande parte da população mundial, onde verificou-se que o cidadão está migrando do campo para as cidades em proporções de milhões de pessoas a cada ano em todos os países civilizados , fazendo que a população das cidades tenha um crescimento vertiginoso e sem precedentes. Como será que as cidades poderão se adaptar para uma vida digna.
Neste novo mundo globalizado e totalmente conectado conseguiu-se estabelecer uma nova meta universal que pode não ter sido percebida por grande parte da população mundial durante esta década, mas que denota enorme relevância e importância no qual descobrimos que existe neste momento uma quantidade maior de dispositivos conectados a rede mundial de computadores (Internet) do que a totalidade de seres humanos pelo mundo afora. Neste momento, assistimos então a outra revolução em curso, e ainda não temos condições de antever o impacto que ela nos trará, trata-se da Internet das coisas, ou IoT.
Para construção de novos paradigmas na elaboração de normas para um modelo de cidade inteligente, a ABNT lançou a 1ª norma técnica brasileira baseada na ISO 37120/2014, para o desenvolvimento de sustentabilidade das cidades, possuindo indicadores padronizados que possam permitir uma perfeita mensuração e comparação dos desempenhos dos municípios, analisando o desempenho das cidades em três pontos: Medição da gestão de desempenho dos serviços urbanos ; Comparação do desempenho das cidades e Compartilhar as melhores práticas.
Outro grande fator de convergência da tecnologia IoT e sua previsão de crescimento de forma exponencial, é que o preço do hardware dos equipamentos segundo uma estimativa da consultoria Gartner, em 2020, irá despencar, conseguindo-se aumentar a produção de equipamento chegando-se até uma quantidade de 24 bilhões instalados em diversas áreas de atuação, utilizados principalmente em aplicações de grandes corporações e nos governos dos países por meio de políticas públicas de fomento as implementações com foco nas “smart cities”.
Pelo estudo desenvolvido neste artigo, verificamos a expansão e a necessidade de adaptar e preparar os cidadãos e as cidades para a chegada das novas tecnologias e a nova maneira de comunicação e interatividade em caráter global. Uma pesquisa desenvolvida sobre Business Inteligence – BI, realizada pela consultoria Gartner Group (2016) intensifica a visão do poder da IoT e calcula que isto sistema de comunicação terá um poder revolucionário sobre todo o universo das coisas , desde casas, pessoas, negócios e cidades inteiras, que desta forma poderão se tornar “smart cities” .
CUNHA, Maria Alexandra, et al. Smart Cities: Transformação digital de cidades. 1ª edição. São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania - PGPC. 2016 EVANS, D. The Internet of Things How the Next Evolution of the Internet Is Changing Everything. Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG). Cisco. 2011. Disponível em: https://www.cisco.com/c/dam/en_us/about/ac79/docs/innov/IoT_IBSG_0411FINAL.pdf. GARTNER . Business Inteligence (BI) e IoT (Internet das coisas) – Disponível em . Acesso em 2018.