Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO VISANDO UM SISTEMA PRODUTO-SERVIÇO
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Jeferson Linzmaier
Universidade do Estado de Santa Catarina - Responsável pela submissão
2 - Isabel Corrêa Nunes
Universidade do Estado de Santa Catarina -
3 - Delcio Pereira
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
4 - ALEXANDRE BORGES FAGUNDES
Universidade do Estado de Santa Catarina - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
5 - Fernanda Hansch Beuren
Universidade do Estado de Santa Catarina - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Reumo

A concorrência do mercado associada à obsolescência programada de produtos eletroeletrônicos, causam o crescente aumento na quantidade de resíduos destes produtos. A quantidade de pesquisas sobre o assunto vem crescendo acentuadamente, revelando assim a importância e necessidade de criação de alternativas que solucionem o problema dos resíduos gerados por estes produtos. O Sistema Produto-Serviço é uma alternativa que visa a sustentabilidade, trazendo soluções inovadoras e, quando aliado a ferramentas de gestão ambiental como a Análise do Ciclo de Vida (ACV), proporcionam uma visão mais ampla
O progresso tecnológico da indústria de equipamentos eletrônicos associado ao consumo acentuado desses produtos, elevam a quantidade de resíduo de equipamento eletroeletrônico (REEE) produzido no mundo, os quais são descartados inadequadamente no meio ambiente e manipulados de forma incorreta ao final de sua vida útil. Assim, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise sistemática na literatura sobre análise do ciclo de vida e PSS, com ênfase em REEE da linha verde a fim incentivar novas pesquisas sobre o assunto.
PSS é um sistema que entrega ao cliente o uso do produto, e não a propriedade física do mesmo, sendo assim, as manutenções, trocas e descartes do produto, responsabilidade do proprietário. Esse sistema reduz descartes, melhora os aspectos econômicos e atende as necessidades dos clientes, respeitando questões ambientais, sociais e econômicas. O alto custo para o gerenciamento de REEE devido ao seu conteúdo estimulam algumas empresas a exportar REEE de países em desenvolvimento para países subdesenvolvidos, com consequências negativas economicamente e ambientalmente para quem os recebe.
A análise sistêmica compreende as etapas iniciais onde são definidas as palavras-chaves, os periódicos a serem pesquisados, períodos de busca nos periódicos, leitura dos trabalhos encontrados, as quais resultam na lacuna de pesquisa a ser preenchida. Por meio de análise em bases de dados do Portal de Periódicos CAPES (Scopus e Science Direct), realizou-se a busca e coleta de artigos com base nas palavras chaves entre os anos de 2008 e 2017, totalizando 193 artigos.
Os principais tópicos foram divididos em: Componentes REEE, os quais destacam os materiais que causam maiores danos ao meio ambiente; ACV, a qual realiza uma análise do ciclo de vida dos materiais, apontando durante o ciclo quais os danos causados ao meio ambiente; Tratamentos de REEE, os quais salientam que existem tecnologias de tratamento e reciclagem destes materiais; e Impactos dos REEE, destacando os principais impactos causados, como lixiviação, poluição do ar, do solo e ar e demais doenças que podem causar o descarte incorreto de materiais oriundos dos resíduos de Eletroeletrônicos.
Evidenciou-se tanto os malefícios decorrentes da disposição inadequada desses resíduos, bem como o aumento no número de pesquisas sobre o tema, demonstrando a sua importância em nível mundial, sugerindo uma maior atenção por parte da academia. Para as empresas responsáveis cabe o cumprimento das novas políticas para a sustentabilidade que estão sendo desenvolvidas mundialmente, uma maior aplicação de modelos e ferramentas de gestão ambiental para gerenciar o ciclo de vida desses produtos, como também o fomento de técnicas de P&D visando os desenvolvimentos de produtos mais sustentáveis.
AMARAL, M.; SANTOS, F. A. F.; FAGUNDES, A. B.; PEREIRA, D.; BEUREN, F. H. Proposta de um sistema produto-serviço para embalagens de proteção de produtos. XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. ARAÚJO, Marcelo M. Modelo de avaliação do ciclo de vida para a gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no brasil. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. BAINES, TIM S. et al. State-of-the-art in product-service systems. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture, v. 221, n. 10, p. 1543-1552,