Resumo

Título do Artigo

Cerveja Verde: Práticas de Produção em uma Indústria de Bebidas em Minas Gerais
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Nathalya Thays Lima Santos
-
2 - Etienne Cardoso Abdala
Fundação Getúlio Vargas - FGV - Universidade Federal de Uberlândia
3 - Brenda Satomi Kodama
Universidade Federal de Uberlândia -
4 - Luciana Oranges Cezarino
Universidade Federal de Uberlândia - Universidade Federal de Uberlândia Responsável pela submissão

Reumo

A produção limpa é resultado da melhoria contínua do processo produtivo. O setor de manufatura tem constantemente buscado aliar a tecnologia ao aumento da eficiência no uso de matérias-primas não-renováveis, processos de minimização de efluentes e dejetos ou reciclagem de resíduos. Este trabalho trata-se de um relato de práticas de gestão em uma indústria de bebidas que busca diminuir a adição de aditivos em seus produtos e, consequentemente, uma no valor entregue à sociedade.
Trata-se de uma indústria de grande porte do ramo de bebidas instalada no Estado de Minas Gerais que busca inovação em processos produtivos visando, principalmente a melhoria da qualidade de seus produtos. O trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de produto "verde", uma cerveja com menos aditivos químicos que busca atender o consumidor ecologicamente consciente.
A incapacidade em atingir e manter os indicadores de qualidade dentro do requisito planejado nos processos de produção de cerveja com menor quantidade de aditivos químicos.
A aplicação da melhoria contínua, por meio do PDCA, perpassando a avaliação, análise e ações de melhorias no processo de produção em busca do resultado desejado.
Periodicamente foram verificados os resultados, a fim de certificar de que todas as melhorias estavam sendo mantidas. Os resultados do indicador eram observados diariamente e ao final de mês era feito uma nova análise da lacuna. Essa verificação contínua, tabulada durante os nove meses de observação, possibilitou a percepção de atingimento da meta em alguns meses, mas não em sua totalidade. O tempo restrito de observação pode ter sido um fator limitante para a verificação do estabelecimento dos resultados positivos.
Os resultados refletem, na esfera empresarial, numa melhoria da qualidade da cerveja. Em termos produtivos, apresenta melhoria do processo da produção em benefícios ambientais, como redução na produção de resíduos. Socialmente tem-se uma maior preocupação da qualidade de vida decorrente da diminuição de adição de componentes químicos na produção das bebidas.