Resumo

Título do Artigo

AVANÇOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL APÓS A CONFERÊNCIA RIO+20: UMA REVISÃO DA LITERATURA
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria willyane Xavier da Silva
Centro Universitário Internacional/ Uninter -
2 - Edicreia Andrade dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina - Responsável pela submissão
3 - CRISTINA VIANA DE JESUS
Universidade Federal do Paraná - FACULDADE DE CIENCIAS EMPRESARIAIS

Reumo

A educação ambiental é considerada um dos elementos fundamentais da gestão ambiental e para reflexão e construção de alternativas que fortaleça a sustentabilidade, e busca comunicar com todas as áreas da sociedade civil e governamental para a importância de refletir sobre o meio ambiente, as políticas públicas, os resultados econômicos dos setores públicos e privados e da sociedade contemporânea de uma forma geral (BRASIL, 2018).
O artigo 1º da Política Nacional de Educação Ambiental brasileira, operacionalizada pela Lei No 9795 de 1999, definiu a educação ambiental como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. A partir da revisão de literatura tem como objetivo compreender os avanços e desafios no campo da educação ambiental após a última grande conferência internacional, a Rio+20.
A educação ambiental é considerada um instrumento de preservação e transformação da sociedade, além de ser participativa, comunitária, criativa e crítica. Ela é o equilíbrio para a expectativa de uma nova qualidade de vida em todos os níveis (ROSA, 2011). Percebe-se que a partir de 92, houve a emergência e a consolidação de várias práticas sociais e políticas a favor do desenvolvimento da educação ambiental eram necessárias. E após os 20 anos de reformulação, o fato importante é que a educação ambiental influenciou o pensamento e a vida dos brasileiros, e em geral, o sistema como um todo.
Foi realizada, inicialmente, uma leitura exploratória com objetivo de obter uma visão geral das 22 publicações incluídas no estudo, para comprovar se respondiam aos interesses da pesquisa (MARCONI; LAKATOS, 2011). Após essa comprovação, foi feito uma leitura minuciosa e a descrição dos resultados, que estão explanados nas análises de discussão após a descrição do quadro sinóptico.
Das 22 publicações utilizadas na descrição dos resultados foram divididos em três categorias de análise: avanços e desafios da educação ambiental no Brasil; importância da educação ambiental para a sociedade atual e o desenvolvimento sustentável e os reflexos da educação ambiental nos resultados econômicos.
A literatura aponta que a educação ambiental é imprescindível para a sensibilização das pessoas, das empresas e dos setores em geral no país e por meio dela, pode-se construir práticas efetivas para a manutenção e preservação do meio ambiente. Entretanto, apesar das reorganizações das políticas públicas e privadas e dos avanços alcançados desde as propostas de emergência e necessidade de implantação das políticas e práticas para o meio ambiente feita na conferência Rio92, atualmente após a conferência Rio+20, ainda há inúmeros desafios a serem vencidos para que possamos atingir o equilíbrio.
ALMEIDA, V. G. O esverdeamento da economia e os tributos verdes: um duro caminho rumo à sustentabilidade da gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU). UB, (tese). Brasília – DF, 2013. p.363. AVARES, P. A.; BESTRÃO, N. E. S.; PIMENTA, L. B. Opções didáticas para o fomento da educação ambiental no ensino básico de tempo integral. Revbea, São Paulo, v.12, n.4, p.25-43, 2017. BRASIL. Presidência da República. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DOU, 28 de abril de 1999.