Resumo

Título do Artigo

O USO DA SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE PRODUTOS COMO DIFERENCIAÇÃO E COMPETITIVIDADE
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Wallace Ribeiro Sobral Jr
Centro Universitário Internacional/ Uninter -
2 - Edicreia Andrade dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina - Responsável pela submissão
3 - CRISTINA VIANA DE JESUS
Universidade Federal do Paraná - FACULDADE DE CIENCIAS EMPRESARIAIS

Reumo

O aumento da concorrência empresarial e da diversidade de produtos ofertados pelo mercado têm direcionado as empresas a adotarem posturas dinâmicas e estratégicas para manter destaque no mercado. A variedade de ofertas exige o desenvolvimento de estratégias diferenciadas para o posicionamento de produtos no mercado (KOTLER; KELLER, 2006). Kotler e Keller (2006), versam sobre os 4P´s (produto, preço, praça e promoção), também conhecidos como mix ou composto de marketing, que correspondem aos alvos de abordagem do marketing tomando por base os produtos de uma empresa.
Este estudo apresenta como problemática a análise do uso da sustentabilidade como argumento de diferenciação no mercado e competitividade. Considerando assim, o contexto apresentado, o objetivo geral deste artigo é identificar a importância da gestão de produtos para o aumento da competitividade organizacional, descrever o papel da sustentabilidade para a importância da gestão de produtos com vistas a competitividade organizacional e, por fim, verificar o uso da sustentabilidade na gestão de produtos como estratégia de diferenciação de mercado.
O conceito de Sustentabilidade é recente, popularizou-se mundialmente a partir de 1987, quando apresentado na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) da Organização das Nações Unidas (ONU), presidida pela ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Brundtland, que declarou que é a capacidade de atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades (COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1988, p. 9).
Em primeiro momento, há a apresentação dos conceitos de estratégia, gestão de produtos, gestão sustentável e sustentabilidade, para melhor contextualização com o tema central. Em segundo momento, aborda-se o conceito de competitividade, como fundamental à geração de lucros empresariais, estando atrelada à percepção do consumidor. No terceiro momento, a pesquisa aborda a gestão de produtos como essencial para a diferenciação da empresa no mercado. Analisa-se, posteriormente, o argumento da sustentabilidade na gestão de produtos, como diferencial mercadológico.
Os conceitos de administração estratégica, competitividade, valor percebido pelo cliente e marketing estão cada vez mais próximos, visto que para obter um diferencial no mercado, é necessário criar vantagem competitiva, por meio de uma percepção positiva de valor do consumidor
A partir dessa necessidade de diferenciação na mente do consumidor, o marketing faz uso de estratégias que gerem a sua satisfação. Com o marketing social, não há uma preocupação apenas com a satisfação do consumidor no momento da compra, mas com o ser humano como um todo, o meio ambiente e a ética.
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos. 3. ed. São Paulo: Person, 2011. DOMINGUEZ, S. V. Valor percebido como elemento estratégico para obter a lealdade dos clientes. Caderno de Pesquisas em Administração, Revista de Gestão, São Paulo, v. 7, n. 4, p. 53-64, out. /dez.2000. Disponível em: . Acesso em: 31jan. 2018. KOTLER, P. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. São Paulo: Elsevier Brasil, 2010. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração d