Resumo

Título do Artigo

O ENDOMARKETING COMO FATOR DE ESTRATÉGIA PARA AS EMPRESAS: ANÁLISE DOS RESULTADOS PROVOCADOS PELO ENDOMARKETING EM UMA INDÚSTRIA DE CIMENTOS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de pessoas e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Andreza Rodrigues de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA - Responsável pela submissão
2 - Géssica Gomes de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA
3 - JUDSON DA CRUZ GRUGEL
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA - DCSA
4 - Jéssica Lochaynni Lima Lopes
-

Reumo

As empresas estão sempre em processo de mudança, como forma de se adaptarem aos novos conceitos e métodos do próprio meio organizacional, desse modo, o conceito de empresa voltado principalmente à divisão do trabalho, produção máxima e a desvalorização do fator humano, existe apenas como meio para entender o princípio da Administração.
Julga pertinente apresentar a seguinte questão de pesquisa: Quais os resultados provocados pela implantação do endomarketing na indústria de cimentos de Baraúna/RN? A pesquisa tem o objetivo de analisar e demonstrar, através de um estudo de caso, como o processo de endomarketing pode influenciar os resultados em uma indústria de cimentos de Baraúna/RN, visando obter informações que possam mostrar a sua importância no âmbito o
Diante ao novo cenário das empresas, que traz o colaborador como fator importante e tem como princípio melhorar o ambiente interno de trabalho, surge o endomarketing, o marketing interno que cria essa consciência nos gestores e tem o propósito de estabelecer relações positivas entre o colaborador e o cliente, o que influenciará na consolidação da imagem da empresa e no seu valor para o mercado (BRUM, 2010).
A pesquisa é caracterizada como descritiva e qualitativa, e assume um estudo de caso. Para levantamento e coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada através de um questionário constituído de perguntas abertas, o questionário foi aplicado para 2 (dois) responsáveis do setor de gestão de pessoas da empresa analisada, que serão caracterizados na pesquisa como entrevistado 1 e 2, utilizou-se de um gravador e posteriormente as respostas foram transcritas para auxiliar no agrupamento das categorias e codificação dos dados.
Foi realizada uma pesquisa institucional no âmbito da empresa para entender como era a rotina dos seus colaboradores e quais atividades são aplicadas para tornar o ambiente de trabalho mais confortável e motivador, tendo em vista que, o contexto atual é bastante complexo, mas apesar disso, boas relações vêm sendo priorizadas a cada dia. Nesse aspecto, no primeiro contato com os gestores de gestão de pessoas foi abordado qual o nível de importância que era dado às relações existentes entre a empresa e seus colaboradores
A partir dos resultados, é possível constatar que o endomarketing produz resultados positivos para a empresa, justificados pela boa comunicação entre os colaboradores, assim como, entre os colaboradores e os clientes; pode-se citar também, o comprometimento dos colaboradores com a empresa, realizando suas atividades com um bom desempenho e qualidade ocasionados principalmente pela motivação no ambiente de trabalho, o que resulta em uma integração entre os colaboradores, a informação e os clientes, que conforme os autores Brum (2010) e Bekin (1995) essa “integração” é uma das funções principais
ARAÚJO, V. I; CARVALHO, V.N. Endomarketing como ferramenta estratégica: a adequada utilização dos canais de comunicação aos níveis organizacionais no século XXI. Rio de Janeiro, 2014. BARTH, M; DE NEGRI, A. Endomarketing: o desafio de fidelizar o cliente interno. Temática, v. 8, n. 1, 2015.BEKIN, S.F. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.BRUM, A. M. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare Editora, 2010.