Resumo

Título do Artigo

ENLACES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CONSTITUIÇÃO INTERDISCIPLINAR DA CIDADANIA EM AMBITO EDUCACIONAL
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - AURISTELA DO NASCIMENTO MELO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ Responsável pela submissão
2 - Celina Maria de Souza Olivindo
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
3 - DARLENE SILVA DOS SANTOS
Universidade Federal do Piauí - UFPI UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Reumo

A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo evidenciando as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação da corresponsabilidade, da solidariedade e da equidade. Diante do contexto que emergiu um novo paradigma socioeconômico e ambiental denominado desenvolvimento sustentável, em busca de um modelo de sociedade capaz de conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio.
Como se dá o processo de construção da cidadania em âmbito escolar através da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental é o problema de pesquisa deste trabalho. Este estudo tem o objetivo de refletir sobre as práticas educativas em âmbito escolar, de modo a perceber os elementos que permeiam o cotidiano pedagógico que envolve a educação ambiental, principalmente, no desafio da construção de um pensamento crítico emancipatório nos anos iniciais do ensino fundamental e suas interações em nível interdisciplinar.
A necessidade de ampla discussão acerca dos pressupostos da educação remete a reflexões em que a temática sobre meio ambiente, sejam legitimadas pela preocupação ou sensibilização com o meio ambiente numa crítica mais profunda que os movimentos sociais a efetivem, principalmente entre os jovens, quanto ao estilo de vida, valores e comportamentos de uma sociedade consumista e depredadora. (CAVALCANTI et al, 1997, p. 392). No que se refere ao currículo, Adams (2012), destaca que o currículo deverá “abraçar” a temática ambiental de forma que ela esteja permanentemente vinculada às atividades
Realizou-se esse estudo utilizando as concepções da pesquisa qualitativa, pois conforme André: “[...] é o estudo do fenômeno em seu acontecer natural.[...] defendendo uma visão holística dos fenômenos, isto é, que leve em conta todos os componentes de uma situação em suas interações e influências recíprocas. (2005, p.17).Fez-se opção pelo enfoque no método descritivo. A experiência aconteceu durante a disciplina Estágio Supervisionado ministrada na cidade de Pedro II para alunos do 8º (oitavo) período do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professor da Educação Básica em 2016
No primeiro momento traçou-se o perfil profissional e acadêmico das professoras afim de compreender como se deu a construção da trajetória profissional e acadêmica em termos de tempo na docência no nível de ensino investigado e ainda, com relação ao nível de formação, assim como a área especifica em que alicerçou a formação em nível superior. Diante disso, constatou-se que as professoras já estão há pelo menos duas décadas no exercício da docência no ensino fundamental.
Diante do objetivo desse estudo pontuamos que as pessoas envolvidas investem tentativas de inserir na escola ações que permitam a reflexão sobre a importância da Educação Ambiental, levando em consideração os diversos aspectos desse contexto. A educação desenvolvida em torno da necessidade de uma preparação para o exercício da cidadania é enfatizada nos registros do estudo. Esses achados apontam que as práticas educativas se direcionam para a conscientização dos alunos através de ações que desenvolvam essa busca da cidadania, e o mais interessante é que buscam trabalhar com o próprio ambiente
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Resolução Nº 2, de 15 de Junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EA. 2012. Disponível em: Acesso em: 04 out. 2016. BRASIL. MEC. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente: saúde. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 1997. CASCINO, Fábio. Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores. 2. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.