Resumo

Título do Artigo

CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL: uma abordagem com base nos valores religiosos dos consumidores
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luis Eduardo Brandão Paiva
Universidade Federal do Ceará - UFC - Responsável pela submissão
2 - Lucineide Alves da Silva
Prefeitura Municipal de Fortaleza- PMF e Universidade Federal do Ceará- UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade- FEAAC/UFC
3 - EVANGELINA DA SILVA SOUSA
Universidade Federal do Ceará - UFC -

Reumo

Coelho (2002) aponta a relevância da consciência coletiva diante de um mundo sustentável, e isto impacta positivamente a sociedade, proporcionando assim a redução de possíveis danos ambientais. Ampliando a discussão em torno da sustentabilidade e do consumo, Abdala (2010) ressalta que o consumidor coloca suas experiências de consumo sustentável a partir da sua interpretação diante da sua crença e dos seus valores religiosos.
Diante desse cenário, vê-se uma oportunidade de investigar a consciência sustentável e os valores religiosos, por meio do seguinte questionamento: Qual a relação entre segmentos religiosos e a consciência sustentável dos consumidores? O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a relação entre os valores religiosos e a consciência sustentável dos consumidores.
O comportamento de consumo sustentável pode ser desenvolvido por indivíduos que pertencem a grupos mais conscientes ecologicamente, os quais, detêm maiores preocupações com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Segundo Stern et al. (1999), a teoria da visão de mundo espiritual postula que as pessoas consideram a natureza como algo sagrado, e podem ser as mais propensas a apoiar e praticar comportamentos ecologicamente sustentáveis.
A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário a uma amostra de 79 pessoas, todas ligadas aos segmentos religiosos muçulmanos, católicos e protestantes. Para a análise dos dados empregou-se técnicas de análise multivariada dos dados - análise fatorial exploratória e regressão logística.
Os resultados apontam que os valores religiosos são mais evidenciados entre católicos e protestantes, fato que ocorre com menor ênfase entre muçulmanos. Das variáveis estudadas as que compõem os hábitos domésticos como separação do lixo e preocupação com consumo de energia, questões relacionadas à reciclagem e reutilização tiveram relação altamente positiva com indivíduos ligados à religião, o que pode ser explicado pela forma como as questões são abordadas em eventos religiosos, como a campanha da fraternidade.
Essa investigação torna-se relevante devido à influência que valores religiosos representam na vida de indivíduos; vale-se destacar que a consciência sustentável está em constante discussão na literatura empírica e conceitual sobre os impactos do indivíduo no meio ambiente.
ABDALA, P. A nova classe média e a dialética do consumo. REBELA-Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos, v. 2, n. 3, p. 239-256, 2012. COELHO, M. L. Consumo e espaços pedagógicos. São Paulo, Cortez, 2002. STERN, P. C.; DIETZ, T.; ABEL, T.; GUAGNANO, G. A.; KALOF, L. A value-belief-norm theory of support for social movements: the case of enviromentalism. Human Ecology Review, v. 6, n. 2, p. 81 – 96, 1999.