Resumo

Título do Artigo

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E O SISTEMA SÃO MATEUS: INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL?
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Joyce Aparecida Ramos dos Santos
Universidade Federal do Paraná - Responsável pela submissão
2 - Daniela Althoff Philippi
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Reumo

A relevância do agronegócio na economia mundial e brasileira é inegável. Contudo, o setor carece de iniciativas mais sustentáveis, que anulem ou atenuem impactos ambientais e sociais negativos. A cooperação tecnológica entre instituições de pesquisa e empresas, incluindo propriedades do setor, tem se fortalecido como alternativa positiva para a implementação de inovações sustentáveis (IS).
A pesquisa ora proposta orientou-se pela seguinte indagação: a inovação desse sistema ILP é uma IS? Tendo como objetivo verificar se a inovação desse sistema caracteriza-se por uma inovação sustentável. Compreendendo por IS a geração de alternativas que apresentem benefícios de ordem social, ambiental e econômica, embasados nas dimensões fundamentais do desenvolvimento sustentável, buscou-se elencar os motivos para a criação e implementação da inovação e os benefícios por ela alcançados considerando tais dimensões.
No agronegócio brasileiro, Moro (2016) aponta o processo de Transferência de tecnologia (TT) como fator determinante para a disseminar inovação. Barbieri et al. (2010) evidenciam que o protagonismo das inovações necessita ser ocupado por instituições de ensino e pesquisa. A IS utilizada para alcançar o desenvolvimento sustentável (BARBIERI et al., 2010; SCHALTEGGER e WAGNER, 2011) é a“introdução [...] de produtos, processos produtivos, métodos de gestão ou negócios, novos ou significativamente melhorados [...] que traz benefícios econômicos, sociais [...] (BARBIERI et al., 2010, p. 151).
Estudo de caso. Pesquisa qualitativa e exploratória. Técnicas de coleta de dados: entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Participantes da pesquisa: representantes das Embrapas e CEO da Fazenda São Mateus. A pesquisa de campo ocorreu nos dois últimos meses de 2017. Os dados foram triangulados na análise de conteúdo, obedecendo as fases: pré-análise, descrição analítica e interpretação referencial.
Dentre os principais benefícios associados à inovação SSMateus como inovação sustentável, evidenciam-se: na dimensão econômica, o aumento da produtividade em até 20% comparado a períodos anteriores à implementação do sistema; diversificação do negócio dada a rotatividade entre as atividades de acordo com a época do ano; na dimensão social, o aumento da oferta de emprego; necessitade de investimento em capacitação para adequar os funcionários ao sistema. Na dimensão ambiental (ou ecológica), a recuperação de reservas; otimização de recursos naturais; diminuição na utilização de defensivos.
Verificou-se que o sistema, desde a sua concepção, esteve voltado à melhoria na relação com a sociedade e o meio ambiente, além de proporcionar benefícios econômicos. Por fim, mesmo evidenciado que o sistema carece de maior harmonia entre os elementos do tripé da sustentabilidade, acredita-se que a inovação estudada apresente forte consonância com esses e que a transferência de tecnologia contribuiu sobremaneira para se desenvolvesse de maneira a refletir em benefícios sustentáveis em relação a alternativas pertinentes.
BARBIERI, José Carlos et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 2, p.146-154, 2010. MORO, Débora Mack. Transferência de tecnologia: um estudo com pequenos produtores rurais no médio norte mato-grossense. Projetos e Dissertações em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, v. 5, n. 1, p. 1-152, 2016. SCHALTEGGER, Stefan; WAGNER, Marcus. Sustainable entrepreneurship and sustainability innovation: categories and interactions. Business strategy and the environment, v. 20, n. 4, p. 222-237, 2011.