Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE COMO ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES: PERSPECTIVA DO MARKETING VERDE NA ECONOMIA VAREJISTA
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - João Augusto Lobato Rodrigues
Universidade Federal do Pará -
2 - Naiara Silva Ferreira
Universidade da Amazônia - UNAMA - Responsável pela submissão
3 - Fernando Antônio Colares Palácios
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Reumo

Nessa perspectiva, o binômio população mundial crescente x consumo dos bens naturais se mostra preocupante, tencionando diversos setores do comercio e da indústria que se encontram dispostos a obter possíveis saídas para atender às demandas e necessidades de sobrevivência, dignamente e sem prejuízo da qualidade vida das atuais e futuras gerações (FREEMAN; SOETE, 2008). Essa necessidade em encontrar o equilíbrio entre consumo e produção passa pelo modelo econômico de extração, produção, distribuição e consumo dos recursos naturais.
Este artigo teve por objetivo discutir a possibilidade do uso da sustentabilidade como recurso estratégico nos negócios que favoreçam a cadeia de produção verde nas organizações varejistas.
2 CONCEITO DE ESTRATÉGIA Nicolau (2001) se empenha em desmistificar a estabilidade do conceito, acreditando não haver qualquer uniformidade, havendo possibilidades de usos em diversas situações. No entanto, cabe partir de uma definição mais restrita a fim de se trabalhar esse conceito aplicado em organizações, a fim de serem premiados seus esforços. Segundo a autora, o que se tem é uma diversidade de “definições do conceito de estratégia, dos processos de formação da estratégia e dos sentidos em que o conceito é vulgarmente usado”.
De acordo com Nascimento (2012) em seu artigo “Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico”, os aspectos das origens e do contexto da noção da sustentabilidade, base do Desenvolvimento Sustentável, atendem pelo menos a três dimensões: 1) ambiental, 2) econômica e 3) social. Foi realizada uma revisão bibliográfica, exploratória com abordagem qualitativa, tendo por base três trabalhos publicados entre 2001 a 2013 que versam sobre as temáticas de estratégia, marketing verde e sustentabilidade.
A pesquisa realizada por Mafud, Rossi e Neves (2013), denominada “Sustentabilidade como um Recurso Estratégico: análise da Influência do Movimento Verde no Processo de Seleção de Fornecedores de Alimentos no Reino Unido”, trouxe novas reflexões sobre a relação estabelecida entre varejistas e fornecedores de alimentos. E essa preocupação causa impactos na estratégia de compras de produtos, e por isso, a fim de aumentar a sustentabilidade dos negócios, grandes organizações varejistas da Europa estão buscando utilizar recursos estratégicos que favoreçam a sustentabilidade de seus produtos.
Conclui-se que o uso da sustentabilidade como recurso estratégico das empresas varejistas investigadas, segue uma tendência mundial, que visa atender a um mercado cada vez mais exigente de consumidores mais conscientes e preocupados com as questões ecológicas, o que leva as organizações a se preocuparem com ações pontuais e diversificadas, que buscam dar visibilidade às suas ações de responsabilidade social e ambiental, a fim de agregar mais valores a seus produtos e garantir melhores retornos em seus negócios.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estud. av. [online]. 2012, v.26, n.74, p.51-64. NICOLAU, Isabel. O conceito de estratégia. INDEG/ISCTE - Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial, 2001.OTTMAN, Jacquelyn. The new rules of green marketing: strategies, tools, and inspiration for sustainable branding. São Francisco: Berrett Koehler – BK, 2011.