Resumo

Título do Artigo

INSTRUMENTOS DE INOVAÇÃO VERDE: Uma revisão internacional sobre proposições para avaliação da vantagem competitiva sustentável.
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Olívia Carolina de Resende Ribeiro
Universidade Positivo - PMDA - Responsável pela submissão
2 - Pedro José Steiner Neto
Universidade Positivo - PMDA -

Reumo

Com o intuito de garantir vantagem competitiva sustentável, ou seja, a competitividade no mercado ao longo do tempo, as organizações devem renovar-se continuamente a fim de atender as demandas ambientais e os contextos internos. Neste âmbito, estudos que relacionam inovação verde e vantagem competitiva sustentável foram desenvolvidos com o intuito de entender se as inovações voltadas à questão ambiental proporcionam competitividade às empresas.
A partir da busca por métricas de inovação que atendam os requisitos ambientais, e a ascensão das discussões acerca da inovação verde, o presente estudo tem como objetivo analisar, sob uma perspectiva de comparação, as principais escalas de inovação verde que relacionam-se com a vantagem competitiva sustentável. Para a fonte de dados, foi dada atenção aos artigos indexados no banco de dados da Web of Science da Thomson Reuters e que foram os mais citados.
A fundamentação teórica é respaldada por estudos acerca da inovação verde que dão ênfase no posicionamento da empresa, como forma de garantir vantagem competitiva sustentável. No passado a grande maioria dos gestores acreditava que o investimento em práticas de proteção ambiental, era uma prática prejudicial aos negócios. Sob rígidas normas e convenções internacionais voltadas à proteção da vida e à ascensão de um consumidor mais consciente, exigiu-se então das empresas uma nova postura, abrindo caminho para práticas de Inovação Verde.
Foi realizada análise das principais métricas de Inovação Verde dos artigos indexados no banco de dados da Web of Science de Thomson Reuters.
Determinar instrumentos de pesquisa, através dos quais possam ser analisadas as relações entre capacidades, inovações verdes e o desempenho das organizações, pode colaborar no entendimento do que vem a contribuir com os níveis de competitividade de determinada indústria, ou seja, a vantagem competitiva sustentável. Principalmente em um cenário de políticas voltadas para a proteção ambiental, tanto de empresas, quanto de governos, e de uma demanda crescente.
A revisão teoria permitiu identificar que as dimensões de inovação verde se pautam a uma ampla gama de temas que se relacionam com o campo da administração e dentro do escopo da vantagem competitiva sustentável. Para estudos que buscam analisar a relação entre inovação verde e a vantagem competitiva sustentável, o instrumento desenvolvido por Chen (2008) é o que merece maior destaque, por abranger outros trabalhos e servir de base ao trabalho de Chiou et al. (2011). Novos estudos e validação no Brasil são indicados.
CHEN, Yu-Shan. The driver of green innovation and green image–green core competence. Journal of business ethics, v. 81, n. 3, p. 531-543, 2008. CHEN, Yu-Shan; LAI, Shyh-Bao; WEN, Chao-Tung. The influence of green innovation performance on corporate advantage in Taiwan. Journal of business ethics, v. 67, n. 4, p. 331-339, 2006. CHIOU, Tzu-Yun et al. The influence of greening the suppliers and green innovation on environmental performance and competitive advantage in Taiwan. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 47, n. 6, p. 822-836, 2011.