Resumo

Título do Artigo

A AGENDA 2030 NA EDUCAÇÃO EXECUTIVA RESPONSÁVEL: UMA METODOLOGIA APLICADA
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Norman de Paula Arruda Filho
Instituto superior de administração e economia ISAE - ISAEBRASIL Responsável pela submissão

Reumo

No ano 2000, o Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, lançou o Global Compact (Pacto Global), no sentido de mobilizar empresas para que, juntamente com outros atores sociais, contribuam para a construção de uma economia global mais inclusiva e sustentável. Para formar os líderes que atuariam nessas empresas, em 2007 foram traçados os Princípios para a Educação Executiva Responsável para servir de inspiração para as escolas de negócios e instituições de ensino do mundo. Já em 2015, o lançamento da Agenda 2030 para o DS deu início a uma mobilização da sociedade.
O estudo apresenta o case da escola de negócios curitibana ISAE – Instituto Superior de Administração e Economia cujas iniciativas mencionadas - Pacto Global, PRME e Agenda 2030 da ONU - serviram como inspiração para a missão de formar líderes globalmente responsáveis. Além de fazer parte da gestão estratégia da escola de negócios, as iniciativas deram base para a construção do currículo acadêmico do ISAE e inspiraram a reestruturação da metodologia de ensino da disciplina Sustentabilidade nas Organizações do programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade da Instituição.
No processo de sensibilização dos alunos, a escola precisou responder questões como: qual a relevância da sustentabilidade dentro das organizações? Qual o valor disso para o mercado, considerando investidores e clientes? Qual o meu papel na sociedade na busca pelos objetivos do desenvolvimento sustentável? Qual o custo benefício de investir em ações de sustentabilidade? Quais as vantagens de ser um líder globalmente responsável? Questões que visaram trabalhar o modelo mental de executivos e demonstrar o valor do pensamento sustentável.
Após assumir o compromisso global de disseminar a Agenda 2030 da ONU, a Instituição deu início a uma série de atividades entre seus principais stakeholders. Com relação aos alunos, a ação priorizada foi direcionada aos mestrandos de forma que a disciplina Sustentabilidade nas Organizações, obrigatória do Programa de Mestrado e construída com base nos princípios do Pacto Global e PRME, foi reestruturada tornando os ODS pano de fundo de todas as atividades desempenhadas, a partir do entendimento do desenvolvimento sustentável como modelo orientador de estratégias e políticas corporativas.
Pode ser observado que os participantes atingiram um grau de compreensão desafiador construído a partir do estímulo ao desenvolvimento e aplicação de ações que integram a governança e a sustentabilidade. Os alunos puderam alcançar um entendimento que lhes permitiu questionar com propriedade as ações desenvolvidas, se mostrando capazes de diagnosticar o desempenho das empresas. Observou-se então, um empoderamento dos mesmos com relação ao assunto. Assim, a Agenda 2030 passou a ser tratada e discutida dentro da dinâmica empresarial a partir do ponto de vista da atuação e experiência dos alunos.
A contribuição dessa metodologia é sua disposição para promover a construção colaborativa do conhecimento. A troca de experiências, novas percepções e aprendizado contínuo contribuem inclusive para a uma menor possibilidade de erro dessa liderança durante a implantação dos preceitos da sustentabilidade em sua gestão. Iniciativas que visam adotar a Agenda 2030 como parte da estratégia do negócio servem de inspiração e estímulo para que executivos dos mais variados segmentos da sociedade aprendam a trabalhar essa habilidade paralela e conjuntamente às estratégias de gestão empresarial.