Resumo

Título do Artigo

DIAGNÓSTICO DA COLETA E RECICLAGEM DO POLIESTIRENO EXPANDIDO PÓS-CONSUMO ATRAVÉS DA COMBINAÇÃO DE METODOLOGIAS SWOT E AHP
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - JOSE LUIS SARAVIA OCHARAN
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Programa em Engenharia Ambiental (PEA/UFRJ) Responsável pela submissão
2 - Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco
-

Reumo

O EPS é um polímero termoplástico utilizado diversos produtos como embalagens, mecanismos de conservação de alimentos, proteção de equipamentos e móveis, molduras, espumas isolantes, etc. No seu processamento para obter esses produtos e bens, é expandido até 50 vezes o seu tamanho original, contendo 98% ar e 2% de poliestireno. Depois de usados, na maioria dos casos, esses produtos são descartados em lixões, aterros controlados, aterros sanitários e, em alguns casos, reciclados. Devido a sua baixa densidade e grande volume, o EPS pós-consumo afeta a vida útil dos aterros sanitários.
Problema: Poucos estudos relacionados com a aplicação de metodologias de diagnósticos à cadeia de reciclagem nacional do EPS pós-consumo, tendo um enfoque integral e considerando diversas unidades produtivas e etapas existentes. Objetivo: avaliar os ambientes interno e externo da coleta e reciclagem do EPS a fim de determinar a sua situação, algumas estratégias e um esquema para incrementar a sua logística reversa pós-consumo no Brasil.
A Análise SWOT identifica as fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização a fim de determinar estratégias futuras. O Método AHP, análises hierárquica de processos, permite decompor um problema e realizar avaliações para transformar as informações qualitativas em dados quantitativos a fim de ponderar e estabelecer os relacionamentos mais relevantes. A Logística Reversa Pós-consumo é um processo e fluxo de materiais/produtos usados ou no fim da vida útil que retornam ao ciclos produtivos maximizando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Visitas de campo e entrevistas semi-estruturadas a partir de questionários elaborados em 09 unidades produtivas que coletam e/ou reciclam EPS pós-consumo e em 03 instituições envolvidas na gestão de resíduos sólidos municipal. Os entrevistados identificaram as fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças designando pontuações de importância, impacto e urgência e a valoração de importância cruzada entre esses fatores. Esses dados foram sistematizados e processados nas matrizes de confronto para as discussões, determinação do estágio e estabelecimento de estratégias.
Identificaram-se 9 forças e 16 fraquezas do ambiente interno e 12 oportunidades e 13 ameaças do ambiente externo. A realizada demonstrou que a coleta e reciclagem encontra-se em um estágio de “sobrevivência”. Determinaram-se 13 estratégias e sugere-se a concentração do EPS pós-consumo na fase de triagem em unidades produtivas que tenham infraestrutura e condições para coletar, compactar e armazenar esse material em quantidades superiores a 1.000 kg/mês e que possam comercializá-lo em períodos iguais ou superiores a 15 dias.
As metodologias resultaram eficazes e pertinentes dando relevância e mérito às experiências e opiniões dos entrevistados. Os entrevistados enxergaram a predominância e maior número de ameaças e fraquezas do que oportunidades e forças. Reafirma-se que a triagem, elo inicial da LR pós-consumo, do EPS é o mais crítico. A coleta e reciclagem avaliada, dentro do cenário nacional, encontra-se no estágio de Sobrevivência. Recomenda-se a centralização do EPS pós-consumo em unidades produtivas que triturem ou compactem o material acima de 1.000 kg/mês e em um determinado arranjo geográfico.
DOMINICK V. R. Plastics: encyclopedia and dictionary. 1993. HÍJAR, G. F. Planeación estratégica: la visión prospectiva. 2014. MARINS, C. S.; SOUZA, D.; BARROS, M. O uso do método de análise hierárquica (AHP) na tomada de decisões gerenciais: um estudo de caso. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 41, 2009. VALLE, R.; SOUZA, R. G. de. Logística reversa: processo a processo. 2014. ZHANG, H; CHEN, M. Research on the recycling industry development model for typical exterior plastic components of end-of-life passenger vehicle based on the SWOT method. Waste Management, 33, 2013.