Resumo

Título do Artigo

Contabilidade Ambiental e sua Importância no Segmento de Papel e Celulose - Um Foco no Relatório de Sustentabilidade
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Françoise Marie Cosenza do Espírito Santo
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Responsável pela submissão
2 - silvana duarte
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - universidade Federal do Mato Grosso do Sul
3 - Rosa de Barros Ferreira de Almeida
-

Reumo

Uma das consequências mais conhecidas e discutidas do processo de globalização da economia é a preservação do meio ambiente. Encontros (como Rio 92 e Rio + 20), estudos e alternativas sustentáveis ganharam presença nas principais nações do mundo. Empresas adequaram-se e introduziram uma nova forma de contabilização que objetivasse a análise dos benefícios e prejuízos que determinada atividade pudesse agregar ao meio ambiente, além de informar aos administradores quais ferramentas que a empresa possui para ajudar nessa tarefa. Essa nova forma de contabilização é contabilidade ambiental.
O objetivo do trabalho é analisar qual a importância da contabilidade ambiental no setor de Papel e Celulose tendo como base a empresa Fibria, mais especificamente o trabalho pretende: - Descrever sobre a contabilidade ambiental, - Relacionar contabilidade ambiental com relatório de sustentabilidade - Fazer um levantamento sobre o documento do relatório de sustentabilidade do ano 2014,2015 e 2016 da empresa Fibria.
Segundo Costa (2012, p.29) a contabilidade ambiental é a contabilização dos prós e contras que o desenvolvimento de um produto, ou serviço, em relação ao meio ambiente. Dessa maneira torna-se prejudicial a imagem da empresa o seu raciocínio não estar de acordo com o bem estar do meio ambiente, e exige-se o registro das transações da companhia que impactam o meio ambiente e os efeitos das mesmas que afetam a posição econômica e financeira dos negócios da empresa. Nesse momento encaixa-se o relatório de sustentabilidade ( identificação, mensuração e divulgação do desempenho sustentável).
A metodologia do referente trabalho é composta pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa documental, sendo a primeira através de livros, artigos científicos e a segunda por conta da análise dos relatórios de sustentabilidade da empresa Fibria.
Como foi estabelecido antes o modelo do relatório de sustentabilidade, analisou-se o desempenho da Fibria durante esses três anos (2014, 2015 e 2016) pelos tópicos pré-estabelecidos, além de uma pequena análise econômica ( financeira, de produção, do valor de mercado, e seu patrimônio) da mesma. Em relação a análise econômica destaca-se positivamente o ano de 2015, devido ao grande investimento realizado pela empresa nesse ano. Já quando o foco são as metas ambientais, a empresa conseguiu alcançar quase todas, somente o desempenho de algumas áreas desta-se negativamente.
Avaliando os relatórios de uma maneira geral, o relatório que se apresentou mais completo foi o de 2015, todos os dados comentados anteriormente foram encontrados no relatório de 2015. Sendo que o mais modesto foi o de 2014, com um número menor de informações, principalmente as ambientais, já o relatório de 2016 mostrou um retrocesso se comparado ao de 2015, com informações disponibilizadas, mas de forma mais sucinta, de uma maneira geral. O objetivo é lembrar a importância do relatório de sustentabilidade para a empresa, de uma maneira econômica e social, além de principalmente ambiental.
COSTA, Carlos Alexandre Gehm da. Contabilidade ambiental: mensuração, evidenciação e transparência. São Paulo, SP: Atlas, 2012. FERREIRA, Araceli Cristina de Sousa; SIQUEIRA, José Ricardo Maia de; GOMES, Mônica Zaidan. Contabilidade ambiental e relatórios sociais. São Paulo, SP: Atlas, 2.ed, 2012 ROVER, Suliani; et al. Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando a análise de regressão em painel. Revista de Administração, São Paulo, vol.47, n.2, 2012.