Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS CONTRIBUINDO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Camila Pascotini Grellmann
-
2 - Valéria Garlet
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Responsável pela submissão
3 - Lucas Veiga Ávila
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
4 - Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

O turismo internacional aumentou 6% em 2017, o setor é o terceiro exportador do mundo e é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) (BRASIL, 2018). Conforme o Ministério do Turismo (BRASIL, 2017a), em 2016, o Brasil registrou recorde na entrada de turistas estrangeiros, foram 6,6 milhões de visitantes que injetaram mais de vinte e um bilhões de reais na economia nacional, gerando emprego e renda.
Diante desse cenário, o desafio é compatibilizar desenvolvimento econômico, social e ambiental para que práticas turísticas possam continuar acontecendo. A opção por escolhas mais sustentáveis durante a prática turística pode favorecer a mudança de comportamento e a adoção de novos hábitos na vida diária de indivíduos e de organizações. Com base nisso, o objetivo deste estudo foi identificar as práticas sustentáveis no turismo que refletem o comportamento e as escolhas dos turistas.
O conceito de turismo sustentável e suas aplicações podem ser compreendidos de diversas maneiras dependendo dos interesses dos envolvidos (população local, administração pública, empresários, turistas) e do contexto em que se utilizam (BUTLER, 1999). Diante disso, organizações públicas ou privadas costumam se basear em princípios que possam orientar o planejamento e execução de ações sustentáveis. Ações voltadas à sustentabilidade podem ser aplicadas por diversos tipos de empresas relacionadas ao turismo, mas é mais comum encontrar casos em hotéis e agências de viagens.
Pesquisa com abordagem quantitativa (GIL, 2008; HAIR et al., 2009) com base no método método survey com aplicação de questionários com turistas com uma amostragem não probabilística por conveniência, formando uma amostra de 421 participantes que foram convidados pelas redes sociais e mensagens eletrônicas. O questionário continha 36 questões relacionadas às práticas sustentáveis levando em conta as escolhas e atitudes relacionadas a: meio de transporte, hospedagem, impacto ambiental, responsabilidade social, passeios, aquisição de passagem aérea, compras, alimentação, cultural local, natureza.
Em geral, as respostas destacaram-se positivamente com relação as escolhas e as atitudes dos turistas participantes da pesquisa. Percebe-se que, desde que seja seguro, os respondentes preferem fazer caminhadas ou andar de bicicleta para conhecer os lugares que visitam. Também optam por meios de hospedagem próximos aos locais que desejam visitar, assim economizam em transporte e contribuem para a diminuição da emissão de poluentes.
Algumas das práticas sustentáveis que mais se destacaram na pesquisa foram: apagar as luzes e desligar os equipamentos do ambiente ao sair; fechar a torneira enquanto escova os dentes; escolher roteiros que permitam conhecer a cultura e as belezas naturais do local; ligar o ar condicionado sempre com portas e janelas fechadas; optar por caminhadas ou bicicleta para conhecer o destino; preocupação com excesso de bagagem; preferência por refeições típicas do local, produtos confeccionados pelos moradores e meios de hospedagem próximos aos locais de visita; utilizar meio de transporte coletivo.
BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo internacional cresce 6% em 2017. 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2018. BRAZTOA, Associação Brasileira de Operadoras de Turismo. BRAZTOA anuncia vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018. 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2018.