Resumo

Título do Artigo

Análise de aprendizado com auxilio de jogo pedagógico em escolas municipais de Jales
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Emerson Aparecido Mouco Junior
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Responsável pela submissão
2 - Edy Carlos Santos de Lima
Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo - FATEC Jales -
3 - Juliano Cesar dos Santos Braz
Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo - FATEC Jales -
4 - Cristiano Pires Martins
Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo - FATEC Jales -
5 - Diego Rafael Carmelo
Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo - FATEC Jales -

Reumo

As instituições de ensino atuais devem saber mesclar o mundo digital com uma boa qualidade de ensino para que o desenvolvimento sustentável seja ensinado a todas as partes interessadas. O ser humano vem se desenvolvendo e aderindo as tecnologias em seus afazeres da vida. Durante alguns anos, foi implementado um software terceirizado nas escolas públicas municipais, entretanto, os altos custos fizeram com que a administração do município descontinuasse. Partindo dessas observações, o presente trabalho desenvolveu um sistema para as escolas e foi feita uma análise dos resultados.
A garantia de uma boa educação é um direito social previsto em Brasil (1988) no seu Art. 6º. A Organização das Nações Unidas (ONU) também determinou em suas obrigações, junto com os países, garantir esta educação de qualidade e inclusiva para todas as crianças, jovens e adultos. Durante anos as escolas públicas municipais de ensino fundamental da cidade de Jales – SP utilizaram um software privado para realização das atividades em laboratórios de informática, além de não atender as necessidades a administração descontinuou o uso por conta dos valores.
A Organização das Nações Unidas (ONU, 2015), em um documento que ficou denominado Agenda 2030, fora criado os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais foram 17 (dezessete), com o destaque para o quarto objetivo “Educação de Qualidade”, neste designa-se “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”. De acordo com Ahmed & Dammas (2017) a educação é a ferramenta mais apropriada para que qualquer nação mude suas atitudes em relação aos problemas enfrentados.
A metodologia do presente estudo foi baseada em uma pesquisa quantitativa onde os dados foram coletados através do desenvolvimento de um sistema Web como forma de jogo para as crianças. Posteriormente a coleta destes dados fora feita a análise.
Os dados foram obtidos por meio do desenvolvimento do sistema web CRAFT, onde os monitores das salas de informáticas das escolas acessavam o mesmo e iniciava-se o jogo para os alunos. Os dados foram analisados e representados em tabelas e figuras, onde a Tabela 1 demonstra a porcentagem de acertos e erros dos alunos nas três unidades escolares, na Tabela 2 a média de erros e quais vogais possuíram maior erro, na Figura 3 mostra o desempenho em relação ao horário de realização da atividade e por último na Figura 4 o resultado de quais vogais foram mais selecionadas.
O projeto se mostrou viável principalmente por poder ser replicado a outros tipos de escolas, não somente a escolas infantis, como também escolas de idiomas, ensino médio, cursos, etc. Entretanto, a principal conclusão deste projeto se baseia em não deixar que os velhos hábitos de ensino prejudiquem a formação das crianças, como alunos e como pessoas, pois em um ambiente com tantos problemas extra sala, o bom exemplo deve partir daqueles que são referências para aqueles que serão o futuro do país.
Ahmed, M. A., & Dammas, A. H. (2017). The role of school administration and educational curricula in promoting the intellectual security at students, (1), 1–9. Beltran, J. E. P., Castro, Y. P. C., & Mantilla, M. I. (2017). Pedagogical training and research with video game for strengthening in knowledge processes. 2017 European Conference on Electrical Engineering and Computer Science (EECS), 332–334. https://doi.org/10.1109/EECS.2017.68 ONU. (2015). Organização das nações unidas: 17 objetivos para transformar o mundo. Retrieved October 3, 2017, from https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4/