Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE PARA A SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vanessa Theis
Universidade Feevale - Responsável pela submissão
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale -

Reumo

Inserida de maneira central na sociedade, o desenvolvimento da Tecnologia de Informação (TI) gerou a configuração de novos cenários competitivos, pois possibilitou que as organizações avançassem no processo de oferta de produtos e serviços. Em contrapartida, a TI contribuiu, de forma significativa, para o aumento dos problemas ambientais com os quais a sociedade atual se depara, principalmente devido ao elevado consumo de energia elétrica, quantidade de insumos não renováveis utilizados na produção de computadores e periféricos, além do descarte inadequado de equipamentos obsoletos.
Este artigo objetiva propor um modelo da relação entre a Tecnologia da Informação Verde com a Sustentabilidade Corporativa. Tendo em vista que as práticas de TI Verde são utilizadas com o propósito de reduzir os impactos ambientais causados pelas atividades de TI, uma análise reflexiva quanto ao uso de medidas associadas à TI Verde possibilita identificar o conjunto de atividades que precisam ser realizadas, a fim de introduzirem processos de negócios ambientalmente favoráveis nas organizações e produtos ambientalmente corretos para o mercado.
Em termos conceituais Elliot (2007) sinaliza que a TI Verde é considerada como o ciclo de vida completo das tecnologias de informação e de comunicação, envolvendo processos ambientalmente corretos de projetos de design, produção, operação e de eliminação. Com relação ao comportamento dos indivíduos, para adoção das práticas da TI Verde, Koo, Chung e Nam (2015) destacam que a utilidade percebida das práticas TI Verde, tem efeitos positivos sobre o comportamento e na intenção de continuidade de sua aplicação e utilização nos processos decisórios.
Com o formato de ensaio teórico, realizou-se um estudo de caráter qualitativo, visto que se utiliza da interpretação subjetiva de informações textuais. O procedimento técnico utilizado coaduna-se com a pesquisa bibliográfica, pois realizou-se um levantamento de artigos científicos em diferentes bases de dados. Realizou-se análise textual dos artigos, tanto de Sustentabilidade como de TI Verde, a fim de sintetizar as ideias e concepções para se ter uma profunda compreensão das informações textuais, e, desta forma, identificar os principais conceitos utilizados pelos autores.
O modelo foi norteado pelo conceito da Triple Bottom Line (ELKINGTONE; BURKE, 1987), em virtude deste fundamentar-se na teoria das partes interessadas, exigindo que as empresas meçam seu desempenho em relação às comunidades locais e governos e não apenas com as partes interessadas com as quais possuem relacionamentos diretos e transacionais. Ademais, mesmo que o principal fator motivacional sejam os fatores econômicos, constatou-se que a prática de TI Verde reflete positivamente no meio ambiente e na sociedade.
Entende-se que o modelo propositivo deve ser cíclico, pois a prática de TI Verde trata-se de uma atividade contínua no ambiente organizacional, que resulta da combinação de motivos, tanto de natureza objetiva e técnica como subjetiva e comportamental. Além disto, considerou-se a necessidade de um modelo de gestão que visa o lucro para os acionistas, envolvendo, a um só tempo, o desenvolvimento econômico, a promoção social e a proteção dos recursos naturais do planeta, respectivamente resumidas nas perspectivas econômicas, social e ambiental.
ELLIOT, Steve. Environmentally sustainable ICT: a critical topic for IS research. Proceedings of the Pacific Asia Conference Information Systems (PACIS Proceedings), Auckland, New Zealand, 11. 2007. ELKINGTON, John; BURKE, Tom. The Green Capitalists: How Industry Can Make Money - and Protect the Environment. London: Victor Gollancz, 1987. 258 p. KOO, Chulmo; CHUNG, Namho; NAM, Kichan. Assessing the impact of intrinsic and extrinsic motivators on smart green IT device use: Reference group perspectives. International Journal of Information Management, v. 35, n. 1, p. 64-79, 2015.