Resumo

Título do Artigo

Análise da relação entre fatores atitudinais e a intenção de compra de produtos remanufaturados
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Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Felipe Bastos dos Reis
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - FEA - USP Responsável pela submissão
2 - Raísa Correa Fortes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - FEA/USP
3 - Andrei Carlos Torresani Paza
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP)
4 - Danielle Andres Brandao
Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP - EACH USP
5 - Bernadete de Lourdes Marinho
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -

Reumo

A adoção de práticas empresariais alinhadas à sustentabilidade podem representar uma oportunidade para que as empresas tenham vantagem competitiva no mercado. A economia circular é uma prática sustentável que visa minimizar a geração de resíduos ao longo do processo de manufatura e consumo de produtos (Genoveseet al., 2017). Neste contexto, surgem os produtos remanufaturados, denominados desta forma devido a sua composição conter resíduos reutilizados, e sua aceitação pelos consumidores é importante para a implantação da economia circular (Silva,Shibao,Kruglianskas,Barbieri, &Sinisgalli, 2019)
Este estudo buscou analisar fatores atitudinais que se relacionam com a intenção de compra de produtos remanufaturados. Os quatro fatores considerados foram: percepção de conhecimentos ambientais, conscientização ambiental, atitude em relação aos produtos sustentáveis e percepção de eficácia do consumidor. Quatro hipóteses sugeriram uma relação positiva de cada um desses fatores com a intenção do consumidor de comprar produtos remanufaturados. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo de identificar como esses fatores se relacionam com a intenção de compra desse tipo produto.
A intenção de compra de produtos sustentáveis é influenciada por quatro fatores atitudinais: percepção de conhecimentos ambientais, conscientização ambiental, atitudes de compra de produtos sustentáveis e percepção de eficácia do consumidor (Jaiswal & Kant, 2018). Em um estudo realizado com consumidores do Egito, resultados suportam as hipóteses de que estes quatro fatores estão positivamente relacionados à intenção de compra de produtos sustentáveis (Mostafa, 2008).
A metodologia utilizada teve abordagem quantitativa, com teste de hipóteses por meio de regressão estatística. A coleta de dados fora realizada por meio de um questionário na plataforma Google Forms com assertivas em escala tipo Likert 7 pontos (1 – discordo totalmente à 7 – concordo totalmente) relacionadas aos quatro fatores atitudinais (variáveis independentes) e à intenção de compra de produtos remanufaturados (variável dependente). Foram também inclusas questões demográficas. A pesquisa foi aplicada em 286 participantes.
Os resultados encontrados em nossa pesquisa demonstraram que os fatores percepção de conhecimentos ambientais, conscientização ambiental e atitude em relação aos produtos sustentáveis estão positivamente relacionados à intenção do consumidor de comprar produtos remanufaturados, ao passo que o fator percepção de eficácia do consumidor apresentou relação negativa. O modelo de regressão criado nesse trabalho pode explicar 65% da variância da intenção de compra dos produtos remanufaturados.
Os quatro fatores atitudinais estudados mostraram-se relevantes para a determinação do modelo de regressão, dessa forma todas as variáveis estudadas influenciam de alguma forma na intenção de compra de produtos remanufaturados. Vale ressaltar que o fator da percepção de eficácia do consumidor apresentou uma correlação negativa com a intenção de compra do consumidor, isso pode mostrar uma baixa disposição de consumo de produtos remanufaturados como foi constatado em estudos anteriores
Genovese, A., et. al. (2017). Sustainable supply chain management and the transition towards a circular economy: evidence and some applications. Omega, 66 Jaiswal, D., & Kant, R. (2018). Green purchasing behaviour: A conceptual framework and empirical investigation of Indian consumers. Journal of Retailing and Consumer Services 41 Mostafa, M. M. (2008). Antecedents of Egyptian consumers' green purchase intentions. Journal of InternationalConsumer Marketing. Silva, F. et. al. (2019). Circular economy: analysis of the implementation of practices in the Brazilian network.Revista de Gestão, 26