Resumo

Título do Artigo

INSERÇÃO DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tais Franch Iofman
Universidade Feevale - Instituto de Ciências Humanas e Sociais
2 - Cristiane Froehlich
Universidade Feevale - Instituto de Ciências Humanas e Sociais Responsável pela submissão

Reumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel fundamental na sociedade, são as principais responsáveis pela propagação do conhecimento e são formadoras de grande parte dos profissionais que assumem cargos decisivos nas organizações. Por isso, têm o dever de desenvolver futuras gerações sustentáveis. A inserção da sustentabilidade nos currículos surge como uma questão de exigência legal da situação que o mundo vive na atualidade.
O profissional de Recursos Humanos exerce um papel fundamental na disseminação da cultura para sustentabilidade e no planejamento de programas de desenvolvimento de líderes sustentáveis no âmbito organizacional, desse modo considera-se essencial a abordagem do tema sustentabilidade no currículo do curso de formação superior. O principal objetivo deste artigo é analisar a inserção do tema sustentabilidade no currículo do Curso Superior em RH de uma IES privada, situada no Vale do Sinos no Rio Grande do Sul.
Muitos programas de graduação e de pós-graduação têm inserido em seus currículos disciplinas ou módulos que contemplam o tema sustentabilidade. Isso pode estar ligado à emergência e relevância que o assunto tem despertado em todos os níveis da sociedade e consequentemente as instituições de ensino superior (D’AMARIO et al., 2015).
A pesquisa classifica-se em descritiva, levantamento, quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário para os docentes e um para os discentes do curso e por meio de documentos, obteve-se uma amostra de 67 respondentes. Os dados foram analisados por meio da tabulação quantitativa e da análise de conteúdo.
Constatou-se que 60% dos docentes acreditam que da forma que o curso está estruturado possibilita que se trabalhe com assuntos ligados à sustentabilidade. Contudo, 33% dos discentes apontam que deveria ser abordada essa temática em uma disciplina específica e em outras disciplinas. Ainda, 59% dos discentes concordam que é importante e 38% muito importante ter assuntos ligados à sustentabilidade inseridos no curso de RH.
Os principais resultados mostram que o tema sustentabilidade está inserido no currículo do curso de Recursos Humanos de forma transversal, porém constata-se a necessidade de inserir mais ações para disseminar o conceito sustentabilidade. Vale ressaltar que os docentes e discentes reconhecem a importância de inserir o tema sustentabilidade no currículo do curso de forma mais específica.
JACOBI, P. R.; RAUFFLET, E.; ARRUDA, M. P. de. Educação para a sustentabilidade nos cursos de Administração: reflexão sobre paradigmas e práticas. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v. 12, n. 3, p. 21-50, June, 2011. PETARNELHA, L.; SILVEIRA, A.; MACHADO, N. S. Educação Ambiental e Ensino de Sustentabilidade: Reflexões no Contexto da Administração. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS, v. 6, n. 1, 2017.