Resumo

Título do Artigo

COMÉRCIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL: UM ENTENDIMENTO DA TEMÁTICA EM QUESTÃO
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Antônia Amanda Alves Pereira Moreira
Universidade Federal do Piauí - Universidade Federal do Piauí Responsável pela submissão
2 - HENRIQUE CESAR MELO RIBEIRO
Universidade Federal do Piauí - Universidade Federal do Piauí
3 - ROSANY CORREA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI - UESPI - Universidade Estadual do Piaui
4 - Magna da Silva Vilanova Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - Campus Ministro Reis Velloso
5 - Matheus Morais Bruno
Universidade Federal do Delta do Parnaíba - Administração

Reumo

O fenômeno globalização ocasionou grandes transformações nos últimos anos no cenário econômico nacional e internacional. Frente à globalização e a expansão do comércio internacional, o mercado passou a estar cada vez mais exigente e o consumidor adquiriu novas preocupações, uma delas é a preocupação socioambiental que fez com que as empresas passassem a aderir novas mudanças de atitude.
Mediante tais informações surge a seguinte questão de pesquisa: Como se apresenta a relação existente entre comércio internacional e desenvolvimento socioambiental mediante informações coletadas em estudos bibliográficos disponíveis na literatura nacional? A fim de responder essa indagação presente estudo tem como objetivo principal entender a relação existente entre comércio internacional e desenvolvimento socioambiental mediante informações coletadas em estudos bibliográficos disponíveis na literatura nacional.
Uma característica básica das relações internacionais nos últimos anos consiste na preocupação com a dimensão ambiental do desenvolvimento econômico. As questões socioambientais passaram a ser consideradas entre os determinantes da competitividade dos países e de suas empresas no comércio internacional.
A metodologia adotada para a realização da pesquisa se constitui como uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa.
No atual estágio de globalização, inúmeros requisitos ambientais e sociais foram e estão em definição.
Trata-se de um momento que exige grande conscientização e intensa participação os setores envolvidos nesse processo e portando, constatou-se que o comércio internacional apresenta uma relação estreita com o meio ambiente e o ser humano, e está relação assegura o funcionamento do sistema econômico de um país, fomentando assim o crescimento das nações.
GUIMARÃES, Paulo Cesar Vaz. Comércio internacional e desenvolvimento sustentável: Condicionantes para a ação empresarial. Revista de Administração de Empresas-RAE. São Paulo, v. 34, n. 5, p. 6-12, 1994. CAJAZEIRA, Jorge Emanuel dos Reis; BARBIERI, José Carlos. Normas internacionais de gestão socioambientais e comércio internacional: Uma análise do posicionamento dos países na normalização global para consolidar a sua estratégia comercial. Revista de Gestão Social e Ambiental- RGSA. São Paulo, v. 1, n. 3, p. 3-20,2007.