Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FEIRA DE SANTANA ACERCA DE MEIO AMBIENTE
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alison Silva Ferreira
Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana - Faculdade de Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Mirian Gomes Conceição
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Faculdade Anísio Teixeira
3 - Sonia Maria da Silva gomes
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Universidade Federal da BAhia
4 - Teresinha dos Santos Carvalho
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Reumo

A educação ambiental é fundamental para o processo de mudança nas atitudes dos cidadãos em relação ao ecossistema. Neste sentido, a escola é um espaço circunstancial na construção dos saberes necessária as boas práticas de sustentabilidade, reflexão a respeito das futuras gerações e sensibilização ambiental. Assim é necessário, consoante aos marcos regulatórios, que o ensino sobre a ciência ambiental esteja integrado na proposta pedagógica das atividades cotidianas da escola, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental, onde o estudante torna-se próximo de uma nova etapa na sua formação.
A presente pesquisa pretende responder ao seguinte questionamento: Qual é a percepção dos alunos do ensino fundamental II das escolas do município de Feira de Santana sobre aspectos relacionados a meio ambiente? O objetivo desta pesquisa é conhecer a percepção dos estudantes do ensino fundamental II das escolas municipais de Feira de Santana – BA em relação aos aspectos ambientais.
Para Freire (1996) essa educação é uma construção que liberta o homem, que o permite reconhecer a identidade e experiências que os próprios alunos vivenciaram antes e durante a escola. A educação ambiental surge dentro deste panorama, não apenas por ser uma obrigatoriedade que é prevista pela Lei nº 9.795/99, mas também como prática transformadora. Por este motivo, Reigota (2002), explicou que a educação ambiental escolar tem forte tendência de tornar-se não só uma prática educativa ou uma disciplina simples integrante do currículo, mas uma filosofia de educação.
A presente pesquisa foi aplicada aos alunos do ensino fundamental II, especificamente do último ano de ensino (9° ano), das escolas municipais de Feira de Santana, e pode ser considerada de caráter misto, ou seja, quali-quanti. Assim, conforme exposto, adquiriu-se uma amostra de 540 questionários respondidos. Além de dados de perfil (idade e gênero), os questionamentos compreenderam tópicos interrogativos acerca das características ambientais dos locais onde residem os estudantes, tais como: realização de limpeza urbana, disponibilidade de coleta seletiva, preservação e problemas existentes.
Quanto a percepção dos alunos sobre sua comunidade, ficou evidente que uma parte considerável acredita que o local onde vivem não possui condições sanitárias suficientes, principalmente por que o serviço de manutenção e limpeza não é realizado e também não detém de muitas paisagens naturais. Sendo assim, os problemas ambientais mais citados pelos alunos são: lixo nas ruas e as queimadas, sobretudo por que os estudantes apontaram que quase não existe coleta seletiva e, no geral, a coleta de lixo comum, principalmente nos distritos, é insuficiente.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos apresenta que aos municípios é necessária uma adequação as novas políticas ambientais para exclusões de lixões e substituição por aterros sanitários, implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios. Dessa forma, se observa a necessidade de maiores investimentos ambientais no município estudado, principalmente no aspecto urbanístico ambiental, visando maior qualidade de vida, tanto nas regiões mais centralizadas quanto nos locais mais afastados do centro.
DIAS, L. S.; LEAL, A. C.; CARPI JUNIOR, S. Educação Ambiental: conceitos, metodologia e práticas. Tupã: ANAP, 2016. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesq., n. 118, p. 185-205, março, 2003. REIGOTA, Marcos. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Cortez, 2002. SILVA, M. M. P.; LEITE, V. D. Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. Rev. Mestr. Edu., v. 20, jan./jun., 2008.