Resumo

Título do Artigo

CARACTERIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS PRIVADAS DO ISE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
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Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Isabela Peixoto Corbi Oliveira Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Administração Responsável pela submissão
2 - Perla Calil Pongeluppe Rebehy
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) -
4 - Yago Silveira Marinzeck Santos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)

Reumo

A educação é essencial na formação dos cidadãos. Problemas como a desvalorização dos professores, má distribuição dos recursos, desigualdade social, evasão escolar e falta de infraestrutura escolar, são recorrentes nas escolas públicas de educação básica brasileira. Nesse ínterim, mesmo com os recursos disponibilizados pelo governo, há uma precariedade na educação. Assim sendo, o setor privado pode ser considerado um apêndice ao sistema educacional do Governo, pois ele contribui para a educação por meio de projetos sociais que apoiam as escolas e impactam positivamente a sociedade.
O problema de pesquisa é: De que modo as empresas brasileiras têm atuado na educação pública brasileira? Esse estudo tem como objetivo descrever por meio de pesquisa documental o que as empresas privadas que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) têm feito pela educação pública no Brasil. Esse resultado será descrito por meio das dimensões: objeto do projeto de educação; qual problema visa resolver ou contribuir; forma jurídica de atuação; forma de aporte de recursos; beneficiários; atuação geográfica; origem dos recursos desses projetos; formas de contratação.
O referencial teórico descreve os problemas recorrentes na educação pública brasileira, os grandes desafios enfrentados e quais as fontes de financiamento existentes no país que possibilitarão o Brasil alcançar as metas do Plano Nacional de Educação. Os principais fundos são o Fundef, Fundeb e Fnde. Além disso, as Parceiras Público-Privadas são propostas para ajudar o governo a atuar no país. A Responsabilidade Social Corporativa e Investimento Social Privado são temas que estão crescendo muito no Brasil e colaboram com o desenvolvimento da sociedade.
O método usado na pesquisa é a documental, sendo decisivo para a investigação. A amostra do estudo serão as empresas que estão na Carteira Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A pesquisa documental se apoiará em fontes secundárias: Relatórios de Sustentabilidade dos dois anos anteriores (2017 e 2018); Relatórios anuais dos dois anos anteriores (2017 e 2018); Websites principais das empresas (2019); Websites secundários das empresas focados em responsabilidade social (2019); Notícias, jornais e artigos (2017 a 2019); Código de Ética e Conduta (2017 e 2018).
Nos resultados foram encontrados 129 projetos na área de educação. Estes projetos foram analisados, juntamente com o contexto de cada uma das empresas. Foi feita uma análise detalhada do setor de atuação das empresas, dos objetivos dos projetos, da origem dos recursos e do formato jurídico que cada uma das empresas atua. O setor de energia é o que mais colabora com a educação pública brasileira e a maioria dos objetivos dos projetos é a qualificação técnica/profissionalizante, formação de cidadãos e complementação ao ensino.
O objetivo da pesquisa em caracterizar as empresas privadas do ISE que investem em educação pública no Brasil foi cumprido. Segundo os resultados apresentados, as empresas colaboram de diversas formas para a educação pública brasileira. A maior parte dos projetos não estão complemente ligados às escolas públicas por meio de contratação de professores, melhora na infraestrutura, investimento de recursos financeiros direto nas escolas. Os projetos podem ser caracterizados mais como um apêndice ao ensino dado nas escolas, formando crianças e jovens mais conscientes e críticas.
As referências bibliográficas foram artigos, revistas e noticias na área de Responsabilidade Social Corporativa, Investimento Social Privado, Educação pública brasileira, Incentivos fiscais, Governo, Fundos de educação e Parcerias Públicas-privadas.