Resumo

Título do Artigo

Divulgação de Relatório de Sustentabilidade é um diferencial no desempenho financeiro? Estudo das empresas mais sustentáveis do ranking da Revista Exame
Abrir Arquivo

Tema

Sustentabilidade na economia e na contabilidade

Autores

Nome
1 - LARISSA DOS SANTOS FERREIRA
Centro Universitário Fametro- UniFametro - UNICA
2 - Erlandson Barbosa de Melo
Centro Universitário Fametro- UniFametro - Carneiro da Cunha
3 - Talyta Eduardo Oliveira
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará Responsável pela submissão
4 - Iveltyma Roosemalen Passos Ibiapina
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
5 - Lucas Gurgel Mota Ssaraiva
-

Reumo

As atitudes socialmente responsáveis tomadas por empresas podem gerar melhoria na qualidade de vida da sociedade (ROKEMBACH et al, 2009), ONU norteia o desenvolvimento sustentável mundial. Com o aumento do debate sobre desenvolvimento sustentável, a apresentação de relatórios anuais de sustentabilidade e responsabilidades social, ambiental e econômica tornaram as empresas diferenciadas no mercado em seus segmentos (FELIX et al., 2017). Nesse contexto, existe uma tendência a crer que as empresas que seguem medidas relacionadas à responsabilidade sustentável podem obter mais sucesso no mercado.
Qual a relevância da divulgação de relatórios de sustentabilidade para o desempenho financeiro de empresas consideradas sustentáveis pelo ranking da revista Exame de 2018? Para responder esta pergunta, delineou-se o seguinte objetivo geral: analisar a relevância da divulgação de relatório de sustentabilidade para o desempenho financeiro por empresas consideradas sustentáveis pelo ranking de 2018 da revista Exame.
Araújo e Ramos (2015) falam em um bom equilíbrio entre as ações tomadas para as práticas sustentáveis e o custo que essas operações trazem para a empresa, para que ajude a ter um bom resultado financeiro. Tornando-se assim fundamental uma boa relação com parceiros que oportunizam uma boa integração de valores e impactos na política da empresa, tornando o retorno para os acionistas compensador e satisfatório.Baseado nessa explanação teórica, formulou-se a hipótese 1: Empresas consideradas sustentáveis, que divulgam relatórios de sustentabilidade, apresentam melhor desempenho econômico.
Identificou-se que 71 das empresas apresentam relatórios de sustentabilidade e 29 não apresentam. A partir disso, buscou-se no site da B3 as demonstrações financeiras desses dois grupos de empresas, a fim de observar seus desempenhos financeiros, de forma comparativa.Os achados da pesquisa deram suporte ao comparativo de desempenho das empresas que possuem relatórios de sustentabilidade e das que não possuem. Para observação dos dados, utilizou-se um teste comparativo entre médias dos dois grupos da amostra, os que possuem relatórios de sustentabilidade e os que não possuem.
Pode-se observar que, quanto a capacidade de pagamento de curto prazo e retorno do capital investido na empresa, não há estatisticamente diferença de média entre empresas que divulgam e as que não divulgam relatórios de sustentabilidade. Com relação à endividamento, observa-se que há diferença estatística significante de médias das empresas que divulgam e as que não divulgam os relatórios. As empresas que apresentam relatórios de sustentabilidade são mais endividadas com terceiros do que as que não apresentam relatórios de sustentabilidade.
Com relação ao desempenho, não foi possível constatar que as empresas que apresentam relatórios de sustentabilidade possuem benefícios por apresentarem esses relatórios em seus sites diante das que não apresentam. Conclui-se que o desempenho financeiro com relação à liquidez e rentabilidade é semelhante comparando as empresas com ou sem relatório de sustentabilidade. Conclui-se também que, com relação à estrutura de financiamento, são diferentes em números, mas que a opção por financiamento de terceiros é perceptível para empresas com relatórios de sustentabilidade.
DOMENICO, D.D. et al. Análise dos indicadores de desempenho em empresas com publicação do GRI em comparação às demais empresas listadas na BM&FBOVESPA. In: IV Encontro de administração da informação, Bento Gonçalves, p. 1-14, 2013. FELIX, C.P. et al. Influência da sustentabilidade no desempenho financeiro das empresas pertencentes ao Índice de Sustentabilidade Empresarial. In: XXIV Congresso Brasileiro de Custos, Florianópolis, p. 1-16, 2017. ROKEMBACH, R. et al. Demonstração da responsabilidade social. Rio Grande do Sul: CRCRS, 2009.