Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA ELÉTRICA NA COMUNIDADE ACADÊMICA EM UMA UNIVERSIDADE NO CEARÁ
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luana Andresa Alves Monteiro Caula
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
2 - Juliana Silva Arruda
Universidade Federal do Ceará - Ufc Responsável pela submissão
3 - Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva
Universidade Federal do Ceará - Universidade Federal do Ceará - UFC

Reumo

Com o desenvolvimento e as fases de industrialização vividas no país, a energia foi muito utilizada, se caracterizando como grande força para as indústrias da época. Segundo Leite (1997), quando se fala em composição da demanda final de energia, o fenômeno dominante no intervalo de vinte anos, entre o início dos anos 70 e o dos anos 90, foi o crescimento contínuo da participação relativa da eletricidade.O atual caso da Amazônia reflete a realidade do descaso das autoridades púbicas em preservar de forma responsável os recursos naturais.
Os recursos naturais estão sendo usados de maneira demasiada e sem controle, gerando impactos negativos ao meio ambiente, ocasionando alterações no curso natural. Esse fator aliado ao consumo exagerado de energia elétrica tem causado problema emergencial em todo o mundo.O objetivo geral do estudo é investigar como o perfil de consumo contribui para o desenvolvimento de ações sustentáveis dos alunos e de toda comunidade acadêmica. Como objetivos específicos: Analisar o perfil dos consumidores da Universidade; Verificar ações, hábitos e costumes dos consumidores; 3Propor ações de uso consciente.
Segundo o Instituto Ethos (2004), responsabilidade social é uma maneira de gerir caracterizada pelo relacionamento ético e transparente entre a empresa e todos meios públicos e também pelas metas empresariais em harmonia com ações sustentáveis sociais, mantendo os recursos ambientais e culturais para gerações futuras, em consonância a diversidade, reduzindo as desigualdades sociais.O consumo é uma condição permanente e irremovível, sem limites temporais ou históricos; um elemento indissociável da sobrevivência biológica que os humanos compartilham com todos os outros organismos vivos.
A metodologia é de natureza descritiva, pois através da aplicação de entrevistas e formulários pode-se descrever os perfis encontrados de alunos e comunidade acadêmica. A pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS, 1987). O estudo é qualitativo, visto que os dados obtidos não por sua quantidade, mas pelo conteúdo que eles apresentam sobre os costumes dos alunos e comunidade acadêmica em relação ao consumo de energia.
A Universidade por ser fomentadora de conhecimento, e ter como perfil principal jovens e pessoas abertas à inovação apresentou um meio propício à pesquisa, pois mesmo os que não tem bons hábitos de uso sustentável, reconhecem que essas ações são importantes não só para aquele local, mas para o planeta. No entanto, por haver uma cultura arraigada e resistente a mudanças, não se pode analisar os resultados de ações a curto prazo na Universidade, e sim propor ações futuras.Os resultados desse estudo demonstram que a comunidade acadêmica, está mais atenta ao problema do consumo energético.
Os registros em fotos, em que o dia a dia do desperdício na universidade foi percebido, facilitou a percepção quanto aos costumes da comunidade acadêmica. Espera- se, portanto, que este estudo possa despertar novos hábitos e costumes, trazendo contribuições e inovações aliado ao uso das tecnologias e às ideias sustentáveis.Por fim, se reforça a importância de ações para o uso sustentável da energia elétrica, desde palestras e ações de conscientização à investimento a longo prazo com a atualização tecnológica dos equipamentos.
ALTOÉ, Leandra; COSTA, José Márcio; OLIVEIRA FILHO, DELLY; MARTINEZ, FRANCISCO JAVIER REY; FERRAREZ, ADRIANO HENRIQUE; VIANA, LUCAS DE ARRUDA. Políticas públicas de incentivo à eficiência energética. Estudos Avançados, v. 31, p. 285-297, 2017. BARTON, E. J.; ASCIONE, F.R. Direct observation. In: OLLENDICK, T. H.; HERSEN, M. Child behavioral assessment: principles and procedures. New York: Pergamon Press, 1984. p. 166-194. CEBDS. Conselho empresarial brasileiro para o desenvolvimento sustentável. 2010. Disponível em: Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 2014.