Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO SÃO UM BOM NEGÓCIO? Um olhar sob a perspectiva de um CFO
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Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - NICOLE ANDRADE DUARTE
Universidade Federal do Ceará - UFC - PPAC - Programa de Pós-Graduação em Em Administração e Controladoria
2 - Aline Ribeiro Gomes
Universidade Federal do Ceará - UFC - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria Responsável pela submissão
3 - RAFAELA MELO DE OLIVEIRA
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
4 - Cláudia Buhamra Abreu Romero
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

A quantidade de empresas que têm adotado a Responsabilidade Social Corporativa [RSC] tem crescido nos últimos anos, seja por pressões do mercado ou das políticas ambientais, como estratégia competitiva ou mesmo para melhorar seu Desempenho Financeiro Corporativo [DFC]. Nesse cenário, as redes de supermercado têm um papel significativo na disseminação de conceitos e práticas sociais e ambientais, devido a sua força e influência na economia do país.
Esse estudo propõe-se, então, a responder a seguinte questão de pesquisa: Como as práticas sustentáveis podem contribuir com o desempenho financeiro no varejo? O objetivo geral é analisar a contribuição financeira das práticas sustentáveis no varejo de supermercado. Como objetivos específicos, foram definidos: (1) categorizar as práticas sustentáveis do Super Mercadinhos São Luiz, conforme as dimensões da sustentabilidade apresentadas pelo Triple Bottom Line; e (2) analisar o desempenho financeiro das práticas sustentáveis.
Nos últimos trinta anos, um número significativo de estudos procurou identificar o elo existente entre a responsabilidade social corporativa e o desempenho financeiro corporativo (Hirigoyen & Rehm, 2015). Nesse contexto, um crescente número de empresas supermercadistas de diferentes portes tem adotado posturas socioambientais responsáveis na condução de seus negócios (Pereira, Lira, & Candido, 2011).
Adotando a abordagem qualitativa, este estudo de caso utilizou-se das seguintes técnicas de coleta de dados: entrevista, observação do campo de estudo e investigação de documentos, com a condução de um roteiro de entrevista semiestruturado em profundidade aplicado ao gestor financeiro da empresa, aliado às informações levantadas em uma palestra dada pelo CFO – Chief Financial Officer, bem como à averiguação de documentos fornecidos pelo supermercado e obtidos via páginas de internet, referentes às suas ações sustentáveis.
Foram encontradas ações que conciliaram as dimensões ambiental e econômica, com quatro ações em comum e, as dimensões ambiental e social, com uma ação convergente. A análise permitiu observar que a empresa possui um amplo portfólio de atividades sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais e econômicas e que, embora ainda não possua relatórios de sustentabilidade, muitas ações trazem bons retornos financeiros para o negócio.
O presente estudo demonstra que a responsabilidade social corporativa é uma prática cada vez mais urgente, considerando o atual cenário de crises ambientais e desigualdades sociais. E embora todos os stakeholders sejam apontados como responsáveis nesse processo de mudança (Ottman, 2012), as empresas têm ganhado destaque devido ao seu grande impacto ambiental, social e econômico na sociedade, seja positivo ou negativo (Young, 2004).
Hirigoyen, G., & Rehm, T.P. (2015). Relationships between Corporate Social Responsibility and Financial Performance: What is the causality? Journal of Business & Management, v.4, p. 18-43. Pereira, E. R. S., Lira, W. S., & Candido, G. A. (2011). Diagnóstico das práticas da responsabilidade sócio-ambiental no setor de supermercado. Revista GEPROS, (1), 119. Young, R. (2004). Dilemmas and advances in corporate social responsibility in Brazil: the work of the Ethos institute. Natural Resources Forum, 28(4), 291-301.