Resumo

Título do Artigo

Análise do gerenciamento de resíduos sólidos em instituições de ensino básico: um estudo de caso em escolas municipais do interior de Minas Gerais
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Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Geovana Rodrigues Lima
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2 - Etienne Cardoso Abdala
Fundação Getúlio Vargas - FGV - Universidade Federal de Uberlândia Responsável pela submissão
3 - Luciana Oranges Cezarino
Universidade Federal de Uberlândia - Universidade Federal de Uberlândia

Reumo

Os problemas ambientais ocorrem devido ao uso do meio ambiente para a obtenção de recursos e dos despejos de materiais não aproveitados, podendo destacar a gestão inadequada de resíduos sólidos. Visto isso, houve necessidade de uma discussão mais aprofundada acerca desse problema, originando a Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Escolas podem ser comparadas com pequenos núcleos urbanos, pois geram vários tipos de resíduos, e o manejo destes é considerado uma tarefa complexa, complexidade a qual pode ser mitigada pela coleta seletiva e educação ambiental
Conhecida a carência de estudos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos em instituições de ensino infantil e fundamental e visto que pesquisas nesse âmbito possuem fundamental importância para elaboração de um plano de manejo adequado, o presente trabalho questiona sobre a gestão de resíduos no âmbito do ensino municipal, com o objetivo de analisar o atual sistema de gerenciamento de resíduos sólidos de duas escolas da rede básica de ensino da cidade de Varjão de Minas - MG e o nível de conscientização e envolvimento dos funcionários acerca das atividades pertinentes a esse tema.
O gerenciamento de resíduos sólidos constitui um conjunto de ações executadas nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos e disposição final dos rejeitos, devendo todas as etapas serem ambientalmente adequadas (BRASIL, 2010). De acordo com a PNRS, a gestão e gerenciamento de RSU devem ser orientados pelas seguintes prioridades: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos (BRASIL, 2010).
O presente trabalho é de caráter descritivo e qualitativo no qual foi realizado um estudo de caso em duas escolas. . Por conveniência, o estudo foi realizado em duas escolas da rede municipal de ensino na cidade de Varjão de Minas, localizado no estado de Minas Gerais. Foram aplicados 39 questionários, sendo 26 na Escola Municipal A e 13 na Escola Municipal B. Por meio dos dados coletados, foi realizada uma análise de frequência das respostas obtidas na aplicação dos questionários e, posteriormente e uma comparação dos resultados entre as escolas, além da quantificação dos resíduos gerados.
Houve envolvimento dos funcionários com o trabalho, visto que foram obtidas quase 75% de respostas, as quais indicaram quais eram os maiores problemas encontrados nas instituições. Foi detectado que não é realizado nenhum tipo de segregação prévia dos resíduos nas escolas. Quanto à caracterização e quantificação, o resíduo orgânico foi o mais gerado, correspondendo a mais de 70% em ambas instituições, seguido do papel, sanitários e plástico, nessa ordem, resultados semelhantes a estudos já realizados. As gerações per capitas encontradas foram bastante inferiores a encontrada em outras pesquisa
Ambas escolas apresentam falhas quanto ao gerenciamento de resíduos e há falta de conscientização da comunidade escolar, mostrando a necessidade de mudanças para torná-lo mais eficiente. Com isso, a elaboração de um plano de gestão é indispensável, iniciando na fomentação da educação ambiental para todos na escola, assim, as ações voltadas para o gerenciamento serão aplicadas com maiores chances de efetividade. Devem ser desenvolvidos projetos, que visem à não geração e maximização do funcionamento da coleta seletiva, tal como um estudo para atestar a viabilidade de implantar uma composteira
estudantes do nível fundamental: o caso de uma escola pública no município de Paragominas – PA. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 9. 2018, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: Instituto Venturi, 2018. Disponível em . Acesso em: 28 mai. 2019. KLIPPEL, A. S.. Gerenciamento de resíduos sólidos em escolas públicas. 2015. Monografia (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) – Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015