Resumo

Título do Artigo

Cultura Nacional e sua Influência nos Laboratórios Farmacêuticos Brasileiros
Abrir Arquivo

Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gislaine Souza dos Santos Amancio da Silva
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade Responsável pela submissão
2 - Celso Machado Junior
Universidade Paulista - UNIP - Vergueiro
3 - Alex Amancio da Silva
-
4 - Walter Bataglia
Universidade Presbiteriana Mackenzie - PPGA Mackenzie

Reumo

A globalização, os desenvolvimentos na tecnologia da informação e a necessidade de competitividade para concorrer mundialmente, têm incentivado empresas de controle acionário doméstico e internacionais a buscar investimentos em novos produtos, serviços, parcerias estratégicas a fim de sobreviver a crescente competição e aos problemas que são gerados muitas vezes pela economia do seu mercado.
O problema de pesquisa desenvolvido nesse trabalho foi: qual a relação da cultura nacional e o processo decisório estratégico de investimento no setor de testes clínicos? Propõe-se como objetivo analisar a cultura estabelecida no processo de certificação de fármacos nos laboratórios de certificação.
A cultura nacional desenvolve um papel importante para a sobrevivência da organização e da comunidade, servindo para realização das tarefas externas como compreender o mercado, tecnologia e tudo o que está relacionado ao ambiente estratégico, criando coordenação e integração interna e a condução do processo decisório.
Utilizou-se a estratégia de casos múltiplos, com entrevistas em quatro centros de pesquisas clínicas nacionais que desenvolvem testes clínicos. Optou-se pelo método da pesquisa qualitativa, partindo da problemática proposta neste estudo. A investigação é exploratória por abordar um evento.
Os depoimentos são apresentados segundo as temáticas de interesse do estudo, identificando os dados pelas empresas que realizaram o depoimento segundo seus representantes. Adicionalmente, os dados obtidos são discutidos frente ao referencial teórico desenvolvido no capítulo 2.
A conclusão é que a decisão pode se beneficiar da teoria sobre cultura nacional para entender a formação do estímulo para a ação e sua intensidade e que a teoria de cultura naiconal tem a ganhar na sua capacidade explicativa se considerar a relação das práticas culturais com as instituições formais, como a regulação setorial, e suas influências na cognição do gestor.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, ed. 5, 2011. HOFSTEDE, G. Culture's Consequences: International Differences in Work-Related Values. Beverly Hills, CA: Sage, 1980. HOFESTEDE, G. Cultural Constraints in management theories. Academy of Management Executive, v. 7, n. 1. 1993. HOFSTEDE, Geert H. Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental. Lisboa: Edições Sílabo, 2003. HOUSE, R.; HANGES, P.; JAVIDAN, M.; DORFMAN, P.; GUPTA, V. Culture, leadership, and organization: The GLOBE study of 62 societies. London: Sage, 2004.