Resumo

Título do Artigo

FATORES ORGANIZACIONAIS E INSTITUCIONAIS QUE INTENSIFICARAM O USO DO GREENWASHING PELAS PRINCIPAIS MONTADORAS DO MUNDO
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Pedro Batista
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
2 - Oderlene Vieira de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Responsável pela submissão

Reumo

Sob crescente pressão para relatar impactos ambientais, algumas empresas divulgam seletivamente impactos relativamente benignos, criando uma impressão de transparência e mascarando seu verdadeiro desempenho.
Nesse sentido, buscou-se no presente estudo identificar os fatores organizacionais e institucionais que intensificaram o uso de greenwashing pelas principais montadoras do mundo.
Algumas empresas, mesmo sem terem produtos e/ou desempenharem atividades e processos sustentáveis, tentam passar para o público em geral que são organizações preocupadas com a sustentabilidade. As empresas podem fazer isso porque desejam participar de mercados que possuem padrões mais restritos ou porque acreditam que conseguirão maior empatia dos consumidores por serem empresas mais responsáveis. Segundo Kärnä et al. (2001), se uma empresa promove o marketing ambiental sem a base da responsabilidade ambiental nas suas atividades, fica caracterizado a prática de greenwashing.
Para tanto, fez-se uso de pesquisa qualitativa do tipo descritiva, que fora viabilizada por meio da pesquisa documental. As empresas selecionadas para estudo foram: Volkswagen, Mercedes-Benz, Porsche, Audi e BMW.
Os resultados da pesquisa possibilitaram evidenciar dois grupos de fatores de práticas de ações falsas e ilusórias utilizados pelas montadores investigadas para se promoverem como sustentáveis. A primeira categoria estaria associada aos agentes externos, como o governo, as agências que aprovam a comercialização de novos carros e os consumidores. A segunda categoria é interna, em que se busca evitar sofrer prejuízos legais e econômicos, mesmo que isso represente o cometimento de mais crimes e o comprometimento da saúde e do equilíbrio socioambiental.
Todas as montadoras investigadas, em diferentes momentos, utilizaram softwares que faziam com que parte de seus respectivos veículos movidos a diesel emitissem quantidades menores de óxidos de nitrogênio (NOx) do que o permitido pela legislação europeia e/ou pela legislação norte-americana, visando aprovação pelas agências e a aceitação pelos consumidores. Bem como, se utilizaram de divulgação seletiva e gradual de informações, buscando autopromoção e /ou autopreservação.
BEHRMANN, E.; JENNEN, B.; RAUWALD, C. Daimler Gets Slapped With Recall, But Avoids Risk of Fines. Business. Bloomberg, 11/06/2018. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-06-11/germany-orders-daimler-to-recall-774-000-diesel-cars-in-europe. Acesso em: 20 mai. 2019. COLLIS, J.; HUSSEY, R. Business Research: A Practical Guide for Undergraduate and Postgraduate Students. Palgrave Macmillan Higher Education, 4°ed., 2014. LYON, T. P.; MONTGOMERY, A. W. The Means and End of Greenwash. Organization & Environment, v. 28, n. 2, p. 223-249, 2015.