Resumo

Título do Artigo

VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO: O CASO DA CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO IV DA UFSM, CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alissana Foss
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Engenharia Ambiental e Sanitária
2 - Débora Seben
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Frederico Westphalen Responsável pela submissão
3 - LORIMAR FRANCISCO MUNARETTO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
4 - Julio Araujo Carneiro da Cunha
Universidade Nove de Julho Uninove - PPGA
5 - Aline Ferrao Custódio Passini
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Frederico Westphalen

Reumo

As energias renováveis, também conhecidas como eletricidade verde, são aquelas oriundas de ciclos naturais e, portanto, são, praticamente, inesgotáveis, além de não alterar o balanço térmico do planeta. São utilizadas de maneira sustentada, resultando no mínimo impacto ambiental (PACHECO, 2006). Conforme Loppnow (2018), a instalação de painéis fotovoltaicos traz inúmeros benefícios, tanto financeiro quanto ambiental. De acordo com Brum (2013), pensando no impacto que a falta de energia elétrica causa em hospitais e escolas, o uso de sistemas de emergências se tornam fundamentais.
Verificar a viabilidade econômica e financeira na captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas no bloco B da Casa do Estudante Universitário IV, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen.
No Brasil, a geração de energia fotovoltaica ainda se encontra na fase inicial, pois, a maior parte da energia elétrica é extraída de usinas hidrelétricas. Um sistema fotovoltaico converte a radiação solar em energia elétrica, sendo constituído por um gerador, um condicionador de potência e um local para armazenamento (CRESESB, 2004). O sistema fotovoltaico é classificado em: sistemas isolados, híbridos e interligados à rede (CRESESB, 2006). Para uma empresa, fazer um investimento é comprometer o capital, com o intuito de manter ou melhorar a situação financeira (GALESNE et. al., 1999).
Por meio de questionários foram obtidas as informações necessárias para o sistema fotovoltaico, como a potência dos módulos solares e dos inversores, a quantidade dos mesmos e todos os equipamentos restantes, e as condições de financiamento. A CEU IV, bloco B, está situada na UFSM, campus FW, localizada na Linha Sete de Setembro, BR 386 km 40, no município de FW. Possui 18 apartamentos, distribuídos em uma área total de, aproximadamente, 340m², e 36 moradores discentes.
O projeto de energia solar fotovoltaico como alternativa para redução de custos e de diversificação energética é viável para o período analisado, considerando os dados projetados, além disso, percebe-se que, com financiamento, o investimento é mais seguro, ao analisar a taxa TIR, porém, analisando o VPL, sem financiamento é mais viável. São necessários, aproximadamente, 9 anos para recuperar o investimento inicial de R$ 94.404.50, para a hipótese de financiamento. Enquanto que para a hipótese de não ser feito financiamento, são necessários, cerca de, 4 anos para se ter retorno do investimento.
Na avaliação econômica e financeira realizada por meio dos métodos de Payback simples, do VPL e TIR, sinalizou a viabilidade econômica do projeto com um retorno financeiro do investimento em 9,51 anos, para o cenário com financiamento e 3,70 anos sem a utilização de financiamentos na aquisição do equipamento, tornando-se mais viável a aquisição do sistema fotovoltaico sem a realização de empréstimo. De uma forma geral, a energia solar conectada à rede deve ser encarada como uma fonte geradora de energia complementar diante das barreiras ainda existentes.
BRUM, T. S. Projeto de Uso de Energia Fotovoltaica como Fonte Emergencial. Rio de Janeiro: UFRJ/ Escola Politécnica, 2013. CRESESB – Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. 2004. Disponível em: http://www.cresesb.cepel.br/publicacoes/download/Manual_de_Engenharia_FV_2004.pdf. CRESESB – Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito. Energia Solar Princípios e Aplicações. 2006. Disponível em: http://www.cresesb.cepel.br/download/tutorial/tutorial_solar_2006.pdf.