Resumo

Título do Artigo

O impacto de práticas de sustentabilidade no desempenho das firmas
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Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Márica De Biasi Duarte
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2 - CARLA DE ALMEIDA MARTINS BASSO
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Chapecó Responsável pela submissão
3 - Inocencia Boita Dalbosco
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4 - Simone Sehnem
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Reumo

A adoção da sustentabilidade como estratégia é essencial para melhorar o desempenho social e ambiental das firmas, que sofrem pressão dos stakeholders (Garza-Reyes, 2015). Empresas que adotam práticas e ações sustentáveis efetivamente são bem vistas pela sociedade. Tornam-se em muitos casos, uma vantagem competitiva no mercado empresarial (Menezes et al., 2018). Neste contexto de implantação de práticas de sustentabilidade como objetivo estratégico para atender as diferentes pressões sofridas pelas firmas, os indicadores de desempenho alinhados ao desenvolvimento sustentável são fundamentais.
Problema de pesquisa: Quais as relações entre a adoção de práticas de responsabilidade e o impacto no desempenho das firmas? Objetivo: Verificar a correlação entre o efeito das práticas de sustentabilidade no desempenho das firmas
As práticas sustentáveis são definidas como ações que contribuem para a implantação de sustentabilidade (Shafique et al., 2018) e são as ações executadas no contexto da GCSS. Essas atividades/ações são tomadas para reduzir ou eliminar o impacto ambiental de funções ou processos relacionados à gestão da cadeia de suprimentos (Golicic & Smith, 2013) e estudos têm sido realizados para identificar a relação da adoção das práticas sustentáveis e do desempenho nas firmas (Hahn & Figge, 2011).
O estudo se caracteriza como descritivo e possui abordagem quantitativa. A metodologia é apresentada em três seções. A primeira apresenta a meta-análise como método para analisar os estudos selecionados. A segunda detalha a metodologia utilizada para a realização da meta-análise. A terceira apresenta os artigos que foram selecionados para a análise detalhada e coleta das informações.
Em meta-análise existem basicamente dois tipos de modelos que podem ser adotados, o modelo de efeitos fixos e o modelo de efeitos aleatórios (Sousa & Ribeiro, 2009). Neste estudo foi utilizado o modelo de efeitos aleatórios ou randômico pois permite que o pesquisador combine vários estudos que têm o mesmo objetivo, mas que não foram conduzidos da mesma maneira.
Foram encontrados 800 artigos-2018-2019 que continham as strings de pesquisa no título, resumo e palavras chaves. Estes foram analisados com o intuito de encontrar correlação entre as variáveis e que estivesse relacionada diretamente a pergunta de pesquisa, reduzindo a amostra em 4 artigos. A meta-análise confirmou a hipótese de que há uma correlação positiva de 36% entre práticas de sustentabilidade e o desempenho das firmas. Indicando que os estudos não podem ser considerados da mesma população apresentando alta heterogeneidade, conforme estatística I2. Desta forma a hipótese H1 se confirma.
Brei, V. A., Vieira, V. A., & Matos, C. A. (2014). Meta-análise em Marketing. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 82-95. Shafique, M., Kim, R., & Rafiq, M. (2018). Green roof benefits, opportunities and challenges–A review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 90(13), 757-773. Golicic, S. L. & Smith, C. D. (2013). A Meta?Analysis of Environmentally Sustainable Supply Chain Management Practices and Firm Performance. J Supply Chain Manag, 49(1), 78-95.