Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURA DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES COLETORAS DE CASTANHA-DO-BRASIL NA AMAZÔNIA
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Tema

Estudos da amazônia

Autores

Nome
1 - DÉRCIO BERNARDES DE SOUZA
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA Responsável pela submissão
2 - Mariluce Paes de Souza
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA -
3 - Haroldo de Sá Medeiros
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Fundação Universidade Federal de Rondônia
4 - Fabiana rodrigues riva
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5 - Daniela Callegaro de Menezes
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Reumo

A Amazônia é reconhecida mundialmente por suas características socioeconômicas e pela biodiversidade. Um importante produto do contexto amazônico é a Castanha-da-Amazônia, uma amêndoa oriunda da Castanheira (Berthollethia excelsa), tendo suas propriedades nutricionais reconhecidas internacionalmente pelo nome Castanha-do-Brasil. O conhecimento dos membros dessas comunidades, desempenha papel importante para a conservação da biodiversidade, e contribui na manutenção para que essas pessoas continuem preservando seu estilo de vida mediante a integração econômica em uma cadeia produtiva.
Como está estruturado o conhecimento em comunidades coletoras de Castanha-do-Brasil na Amazônia Brasileira? Este artigo objetiva compreender a construção e estrutura do conhecimento em comunidades coletoras de Castanha-do-Brasil localizadas em duas Unidades de Conservação do tipo Florestas Nacionais (FLONA), FLONA Mapiá-Inauiní e FLONA Purus, no estado do Amazonas, Brasil.
Garcia Lobo et al. (2014) chamam de ‘conhecimento agrícola popular’ um sistema de conhecimento não certificado (não institucionalizado) ou não encapsulado, tradicional, outóctone e territorializado, integrado pelo conjunto de conhecimentos, inovações e práticas milenares. Neste artigo, a análise do conhecimento utilizada foi compreender o processo de construção do conhecimento decorrente da integração e valorização dos conhecimentos e experiências das populações agrícolas e do conhecimento técnico/científico (SOUZA, 2015), que contribui ao responder às demandas das populações agrícolas.
O estudo foi realizado nas Florestas Nacionais (FLONA) do Maipiá-Inauiní e Purus, sendo ambas localizadas no estado do Amazonas nas proximidades das cidades de Sena Madureira-AC, Boca do Acre-AM e Pauini-AM, Brasil. foi realizada uma expedição exploratória às duas FLONAS, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com atores chaves e, também, para observar as ações e a convivência dos coletores, bem como levantar informações para a construção do instrumento (quantitativo) de coleta de dados para caracterizar a estrutura do conhecimento. Para a amostra foram entrevistadas 101 familias
Considerando os dados coletados, pode-se compreender que para a grande maioria dos coletores que foram entrevistados, seus conhecimentos são decorrentes das suas práticas e experiências e, alguns citaram, trocas de informações com outros coletores da região. O conhecimento prático, ou tácito, dos coletores é importante e pode servir de base para uma possível construção de novos conhecimentos.
O estudo realizado buscou demonstrar como ocorre a construção e estruturação do conhecimento de coletores da Castanha-do-Brasil em Florestas Nacionais nos munícipios de Boca do Acre e Pauini, Amazonas. Os resultados indicam que os conhecimentos têm como base fontes tácitas e contextuais. Muitos herdam da própria família conhecimentos históricos relacionados a atividade de coleta e, por meio de suas práticas extrativistas tácitas. Os conhecimentos tácitos dos coletores de Castanha-do-Pará influenciam na forma como eles percebem os problemas e as oportunidades de seu ambiente de atuação e determ
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