Resumo

Título do Artigo

Evento sustentável: Seminário Internacional de Sustentabilidade
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Manuela Gazzoni dos Passos
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Unoesc Chapecó Responsável pela submissão
2 - Geisa Percio do Prado
-
3 - Janete Facco
-
4 - Marina Petzen Vieira dos Santos
-

Reumo

Pensar em eventos é pensar em diversos impactos ambientais que podem ser causadas pelas dezenas, centenas ou até milhares de pessoas que participam. Esses impactos perpassam pelo consumo de copos plásticos, folhetos, cartões, energia elétrica, transporte, alimentação, além de todo material disponível gratuitamente, entre outros. Sendo Universidades locais de geração de conhecimento, torna-se importante que eventos científicos sejam planejados pensando no aspecto social, ambiental e econômico para que sirva de inspiração para outras entidades, empresas e governo.
O Seminário Internacional de Sustentabilidade aconteceu em duas edições: 12 a 14/06 de 2018 e 05 e 06/2019. Acontece em Chapecó, SC e é promovido pela Unoesc Chapecó, Polícia ambiental e Fórum de Resíduos sólidos. Todo o evento é pensado para atender aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, com diversas ações, desde o pré-evento, durante e pós-evento. Tornou-se, durante essas duas edições, um evento referência em bons exemplos, pois transcende as palestras e as discussões para que os participantes vivenciem na prática a sustentabilidade.
Diversos eventos acontecem diariamente, porém nem sempre a sustentabilidade está contemplada nesses eventos, o que pode causar problemas ambientais, como por exemplo, a má separação e destinação de resíduos. Ao planejar um evento sobre sustentabilidade levantou-se a necessidade de não só trazer a discussão do tema, mas também colocar cada uma dessas ações em prática. Sendo assim, surgiu a pergunta: Como permitir que um Seminário Internacional de Sustentabilidade seja mais sustentável?
Desde o planejamento, execução e pós eventos foram considerados e analisados todos os aspectos do evento, optando sempre pela situação mais sustentável. O evento teve entrada gratuita, o que foi possível devido as parcerias realizadas. Foram estimuladas ações como irem ao evento de transporte coletivo ou carona, inexistência de copos plásticos no evento, evento lixo zero, recolhimento e destinação correta de resíduos perigosos, escolha de produtos locais, inscrições e certificação eletrônica, envolvimento de mais de 40 atores sociais na organização, alimentação local e sem embalagens, etc.
Durante as duas edições foram mais de 1000 participantes. Em 2018 foram realizadas 17 ações de sustentabilidade, já em 2019 aumentou para 21 ações que buscaram atender aos 17 ODS. Além de vivenciar, os participantes responderam a questionários que permitiram verificar o envolvimento com as ações propostas, o que é bastante satisfatório. O público envolvido foi diverso, estudantes, empresários, catadores, pesquisadores, profissionais de áreas afins, agentes públicos, professores e alunos de ensino médio, o que torna o evento relevante pois o conhecimento perpassa diferentes públicos
O evento foi gratuito o que permitiu a participação de toda comunidade, bem como buscou atender aos 17 objetivos do Desenvolvimento sustentável, como forma inclusive de incentivar outras instituições a buscarem ações nesse sentido.