Resumo

Título do Artigo

MENSURANDO RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM MODELO QUANTITATIVO
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Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Herivélton Antônio Schuster
Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó - Responsável pela submissão
2 - Daniela Di Domenico
- Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
3 - Naline Tres
Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó - Chapecó

Reumo

As corporações se encontram em um ambiente com concorrência cada vez mais acirrada (Olher, Melo, Souza & Campos Silva, 2018), sendo que para garantiram sua prosperidade e vantagem competitiva, as empresas utilizam-se de estratégias proativas, pautados na ética e na moral relacionados ao desenvolvimento da sociedade. Os relatórios que evidenciam ações em RSC estão sendo cada vez mais solicitados e analisados por investidores, clientes e demais partes interessadas (Kim; Park & Wier, 2012; Servaes & Tamayo, 2013). Neste sentido, a RSC passa a se tornar uma questão de interesse para o mercado.
O estudo busca responder à seguinte questão de pesquisa: Como mensurar a Responsabilidade Social Corporativa das empresas, a partir do Balanço Social - Ibase? Com o intuito de responder à questão apresentada, o objetivo deste estudo é apresentar um modelo de mensuração da Responsabilidade Social Corporativa, por meio do Balanço Social - Ibase, com dados exclusivamente quantitativos.
O conceito de RSC está entrelaçado aos valores da sociedade pós-industrial, visto que é nesse período que se incorpora os desejos de agentes sociais nos planos de negócios das instituições corporativas (Tenório, 2015). Na concepção de Wood (1991), a ideia principal por trás deste conceito consiste em que corporações e sociedades são interdependentes e não distintos, estabelecendo entre si um relacionamento. Carroll (1979) destaca que as empresas têm identificado nas atividades de RSC um potencial fator para a maximização do seu valor bem como de melhorar sua imagem e reputação no mercado.
A população analisada no estudo compreendeu todas as empresas do setor elétrico brasileiro listadas no Índice de Energia Elétrica (IEE) da B³ Brasil Bolsa Balcão. A coleta e análise dos dados foi ocorreu levando em consideração os indicadores do modelo de Balanço Social - Ibase, gerando pesos de informação pela aplicação da entropia da informação após gerou-se um índice único de RSC para cada empresa analisada, pelo Método Technique for Order Preference by Similarity to an Ideal Solution (TOPSIS). Para tal, incorporou-se as três variáveis indicador social interno, externo e ambiental.
Por meio do peso de informação de cada variável, procedeu-se ao cálculo de um índice único de RSC para cada empresa analisada, pelo Método Technique for Order Preference by Similarity to an Ideal Solution (TOPSIS). Neste momento, as três variáveis (indicador social interno, externo e ambiental) foram incorporadas, surgindo um único índice que posteriormente é utilizado e pode ser denominado nível de RSC da empresa. Este índice é formado após a aplicação de duas etapas.
Constata-se, inicialmente, que a aplicação da entropia da informação na porcentagem investida em relação à receita líquida nos indicadores sociais internos, externos e ambientais de das empresas, originou um peso de informação que posteriormente foi utilizado no método TOPSIS. Neste, as três variáveis foram incorporadas, o que originou um único índice que varia entre 0 e 1, e que permite consequentemente diversas análises entre uma amostra de empresas, desde o ranking de níveis de RSC até mesmo a inclusão do índice gerado em uma análise de relações com outras variáveis organizacionais.
Carroll, A. B. (1979). A three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of management review, 4(4), 497-505. Kim, Y., Park, M. S., & Wier, B. (2012). Is earnings quality associated with corporate social responsibility?. The Accounting Review, 87(3), 761-796. McWilliams, A., & Siegel, D. (2001). Corporate social responsibility: A theory of the firm perspective. Academy of management review, 26(1), 117-127. Servaes, H., & Tamayo, A. (2013). The impact of corporate social responsibility on firm value: The role of customer awareness. Management science, 59(5), 1045-1061.