Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA CIRCULAR
Abrir Arquivo

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - IRIS CRISTINA FERREIRA DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Responsável pela submissão

Reumo

A crescente industrialização advinda pós revolução industrial, foi marcada por um grande crescimento econômico em todo o mundo. Contudo, o modelo econômico linear, baseado em extrair, produzir e descartar, deve ser substituído por um novo modelo baseado na sustentabilidade. Considerando que a contabilidade gerencial assumiu um papel importante na mensuração dos custos de produção durante o surgimento da economia linear, na transição para uma nova economia, também é necessário verificar se os atuais modelos de mensuração de custos são adequados para aferir corretamente os custos dos produtos.
o objetivo deste estudo é verificar a produção científica no ramo da contabilidade de custos, relacionando a sua utilização no conceito emergente denominado economia circular. O principal problema associado a esta questão é que os modelos desenvolvidos para gestão estratégica de custos estão associados ao modelo linear predominante e podem ser insuficientes ou requerer adequações para que possam ser adaptáveis a nova economia.
Para Leitão (2015), a Economia Circular é um modelo que permite repensar as práticas econômicas da sociedade atual e que se inspira no funcionamento da própria Natureza. É indissociável da inovação e do design de produtos e sistemas. Inclui-se num quadro de desenvolvimento sustentável baseado no princípio de “fechar o ciclo de vida” dos produtos, permitindo a redução no consumo de matérias-primas, energia e água. Promove o desenvolvimento de novas relações entre as empresas, que passam a ser simultaneamente consumidoras e fornecedoras de materiais que são reincorporados no ciclo produtivo.
A presente pesquisa caracteriza-se pelo seu caráter descritivo e exploratório, já que não existem outros estudos relacionados ao tema em questão e a partir deste, busca-se construir um corpo teórico capaz de servir como base para futuras pesquisas.
Percebe-se nos três artigos identificados, a preocupação com os princípios da EC, bem como a importância de ações que auxiliem na implantação do modelo, levando em consideração a medição adequada dos custos ambientais e os seus impactos nos custos de produção. Apesar de não se verificar a existência de estudos relacionados diretamente ao objetivo deste trabalho, nos três artigos é possível identificar a relação da economia circular com a gestão estratégica de custos e o quão é importante a mensuração e gestão de custos no novo modelo econômico.
Os achados mostram que o assunto ainda encontra-se em fase inicial de pesquisas e não foram encontradas pesquisas diretamente relacionadas ao objetivo da pesquisa, porém foram identificados em três artigos cientificos adequações em ferramentas de GEC para alocação e mensuração de custos ante a abordagem econômica circular, demonstrando a preocupação com o tema e a necessidade do desenvolvimento de estudos nesta temática.
ABU-GHUNMI, D., ABU-GHUNMI, L., KAYAL, B., & BINO, A. (2016). Circular economy and the opportunity cost of not ‘closing the loop’of water industry: the case of Jordan. Journal of Cleaner Production, 131, 228-236. BATALHA, Mario Otávio; SILVA, Andre Lago. (2010). Gerenciamento de sistemas agroindustriais: definições, especificidades e corrente metodológicas. In: BATALHA, Mario Otávio. Gestão Agroindustrial. 3ª ed. São Paulo: Atlas, p. 1-60. FERRÃO, Paulo Cadete. Ecologia industrial: Princípios e ferramentas. Engenharia Sanitaria e Ambiental, v. 17, n. 1, p. IV-V, 2012.