Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú
2 - Clayton Robson Moreira da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - Campus Pedro II
3 - Joelma Leite Castelo
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará - UFC Responsável pela submissão
4 - ÉRICA MARIA CALÍOPE SOBREIRA
Universidade Federal do Ceará -
5 - Letícia Maria Moreira
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú

Reumo

Tendo em vista a importância da temática de RS, as Instituições de Ensino Superior (IES), dentre outros aspectos, são analisadas quanto à responsabilidade e compromissos sociais que elas desenvolvem. Os sujeitos de avaliação desses fatores são os discentes, professores e membros da instituição (INEP, 2004). Além disso, a IES também é responsável pela expansão do tema, que desde a década de 1990, se tornou mais consciente a respeito da responsabilidade que ela tem na sociedade (MACÊDO, 2005).
Nessa perspectiva, em que as instituições prezam pela formação de uma profissional com consciência cidadã, surge a seguinte questão: Qual a percepção dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis da UVA em relação ao tema Responsabilidade Social (RS)? Para tanto, estudo objetiva: analisar a percepção dos estudantes do Curso de Ciência Contábeis da UVA em relação ao tema RS, verificando os determinando os determinantes do engajamento do estudante no que concerne à RS no contexto universitário.
As consequências do desenvolvimento social, econômico e tecnológico, são verificas, nos estudos das waves of innovates de Freeman e Perez (1989) e Perez (2002) quanto a necessidade de mudança na discussão da lente teórica acerca dos ciclos de crescimento econômico associados à reestruturação de movimentos sociais sustentáveis. Acrescenta-se a visão 2050 do World Business Council for Sustainable Development’s (WBCSD) que estabelece novas oportunidades para as empresas nas respostas aos desafios do desenvolvimento sustentável, promovendo as perspectivas de todo o sistema (WBCSD, 2010).
A pesquisa utilizou-se de survey com 210 estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Vale do Acaraú (UVA), adotando-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Com o objetivo de dar validade à Escala de Percepções sobre Responsabilidade Social, realizou-se a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Para comparar as médias dos fatores de acordo com gênero, faixa etária, semestre e turno, realizou-se o Teste t. Por fim, realizou-se o método de regressão linear múltipla para verificar os determinantes do engajamento dos estudantes no que concerne às práticas de RS.
A fim de verificar a validade da Escala de Percepções sobre Responsabilidade Social, recorreu-se ao método de Análise Fatorial Exploratória (AFE), em que foram verificados os resultados dos testes KMO e de Esfericidade de Bartlett, com rotação Varimax. Com base nos 13 itens da escala, observou-se KMO igual a 0,780 e o teste de Bartlett apresentou significância inferior ao nível de 1%, indicando nível de correlação adequado entre os itens, o que evidenciou a aderência dos dados para a execução da AFE.
Conclui-se então que as ações promovidas pela IES, seja por meio de palestras, ou na própria sala de aula apresentou potencial para engajar os alunos em práticas de RS. Portanto, reforça-se a ideia da importância da gestão universitária na promoção de mais ações de RS, com foco no engajamento dos alunos, o que permite maior aproximação com a comunidade e contribui para a cultura extensionista dos estudantes, uma vez que a universidade é formada pelo tripé indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.
BARROS, C. de M. P; FREIRE, J. C. A responsabilidade social universitária na perspectiva do Sinaes: um estudo de caso no curso de medicina da universidade federal do ceará –Campus de Sobral Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 891-920, out/dez. 2011. FREEMAN, C.; PEREZ, C. Structural crises of adjustment: Business cycles and investment behaviour. In G. Dosi (Ed.), London: Frances Pinter, 1989.