Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE LOGÍSTICA REVERSA: uma análise bibliométrica das publicações do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - STÊNIO LIMA RODRIGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - Universidade Federal do Piauí Responsável pela submissão
2 - Ana Carla Cavalcante das Chagas
Centro Universitário Fametro- UniFametro - Administração
3 - João Vitor de Oliveira Sousa
- Universidade Federal do Piauí
4 - Gerliane Maia Costa
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC-PPAC

Reumo

Alguns estudos bibliométricos brasileiros sobre Logística Reversa foram encontrados na literatura. No entanto, nenhum desses estudos aponta a análise das publicações do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), promovido anualmente pela Universidade de São Paulo (USP). Esse é o fator motivador para execução da pesquisa que fundamenta este artigo e que o torna pioneiro em relação aos demais estudos.
Qual é o perfil bibliométrico da produção científica sobre Logística Reversa publicada nos anais do ENGEMA entre os anos de 2012 a 2018? O objetivo geral consiste em verificar as características da produção científica sobre logística reversa em publicada entre 2012 e 2018 no evento ENGEMA. Especificamente pretende-se realizar um estudo para mapear aspectos relevantes das autorias dos artigos; identificar temas objetos de pesquisa das publicações; verificar se houve ou não evolução no quantitativo de publicações e identificar os procedimentos metodológicos adotados na amostra de artigos.
A criação de bancos de dados contendo a produção científica nacional, além de informações sobre pesquisadores, instituições e grupos de pesquisa brasileiros já iniciou há alguns anos e a comunidade científica e agências de fomento contam hoje com ferramentas consolidadas (VANZ; STUMPF, 2010). Nos últimos anos tem-se verificado uma crescente produção de estudos bibliométricos em Administração sobre os mais diferentes assuntos. A bibliometria assim como suas áreas afins, têm como objetivo a mensuração do conhecimento ou a compreensão sobre sua produção (TEIXEIRA ET AL, 2013).
Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa desenvolvida pode ser classificada como descritiva ou explicativa e envolveu a utilização de métodos quali-quantitativos para a realização do estudo bibliométrico da produção cientifica.
Para a averiguação se houve ou não evolução no quantitativo de publicações foi desenvolvida uma planilha para verificação do número de publicações sobre Logística Reversa que compuseram a amostra de cada ano. Foram examinados 2048 artigos entre os anos de 2002 a 2018 para serem selecionados uma amostra de 83 artigos que tratam especificamente sobre o tema escolhido.
Os resultados revelaram principalmente: um crescimento significativo do número de publicações até o ano de 2014 e logo em seguida um decréscimo seguido de um recrescimento no ano de 2017; a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) como instituição que mais teve autores que publicaram artigos; os autores mais prolíferos; a região sudeste como a mais pesquisada; embalagens, resíduos e lixo eletrônico foram os temas mais pesquisados; o estudo de caso foi o delineamento mais utilizado e a maioria das pesquisas tiveram natureza exploratória.
TEIXEIRA, M. L. M; MIDORIIWAMOTO, H; MEDEIROS, A. L. ESTUDOS BIBLIOMÉTRICOS (?) EM ADMINISTRAÇÃO: Discutindo a transposição de finalidade. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA, RIO DE JANEIRO V. 14 No 3 P. 423–452 JUL AGO SET, 2013 VANZ, S. A. de S; STUMPF, I. R. C. Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.20, n.2, p. 67-75, maio/ago. 2010.