Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE CONCRETO SUSTENTÁVEL COM ADIÇÃO DE RESÍDUO DO PROCESSO DA BRITAGEM DE ROCHAS
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Izac Souza Silva
UNIFEG - Centro Universitário da Fundação Educacional de Gauxupé - UNIFEG - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé Responsável pela submissão
2 - Ana Paula Duarte Seleghim
Instituto de Química de São Carlos - IQSC - USP - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé
3 - Marcelo Kawakame
UNIFEG - Centro Universitário da Fundação Educacional de Gauxupé - UNIFEG

Reumo

O segmento da construção civil passou a ser visto como grande gerador de resíduos que provocam problemas como contaminação de solos e poluição dos recursos hídricos. A maior parte dos recursos naturais extraídos são direcionados para o uso comercial do setor. Exemplos típicos são as mineradoras de pedra brita e de extração de areia natural. Durante o processo de britagem é gerado um resíduo denominado “finos de britagem”. Os rejeitos finos e ultrafinos são estocados em grandes quantidades por não apresentarem aceitabilidade e valor no mercado da construção civil.
A reciclagem dos resíduos é uma alternativa viável e a construção civil é um setor promissor para absorção desses novos materiais, sejam eles resíduos de indústrias ou do próprio segmento. O presente trabalho teve como propósito a fabricação de blocos de concreto produzidos com adição do resíduo proveniente de mineradora como parte do agregado miúdo e verificar a resistência a compressão e a capilaridade do novo material, contribuindo para construção sustentável.
No Brasil as empresas mineradoras contribuem de forma satisfatória no ramo da construção civil, através da produção de insumos para fabricação de materiais de construção. Os principais produtos utilizados na construção civil provenientes de elementos minerais são: areia, pedra britada, cimento, cal, vidro, cerâmicas, aço e metais. Destaca-se a areia e a pedra britada como as substâncias minerais mais consumidas no mundo. Há uma grande quantidade de resíduos gerados nas empresas mineradoras, destacando-se entre eles os sólidos de extração (estéril/seco) e do tratamento/beneficiamento (rejeito).
A metodologia foi desenvolvida no sentido de estudar a influência da adição de resíduos da britagem de rochas (finos de britagem) na resistência e capilaridade do concreto. Para tanto, avaliou-se estas características com relação a adição gradativa de finos de britagem em cinco dosagens distintas de 0,10, 20, 30 e 50%. Para tanto, foi confeccionado cinco lotes com seis corpos de prova cada, adicionando porcentagens distintas do resíduo, sendo um lote testemunha, isto é, sem adição. Todos procedimentos foram realizados de acordo com as normas da ABNT.
Baseado nos resultados verificou-se que a adição de 20% de finos de britagem apresentou melhor resistência mecânica. Sobre a porosidade dos blocos, segundo análises empíricas após o processo de cura, verificou-se que as adições de 10% e 20% do resíduo atingiram melhoria quando comparado com os demais resultados, portanto, menos propenso a umidade devida sua menor capilaridade.
A presente pesquisa alcançou resultados promissores considerando a possibilidade da utilização de um resíduo produzido no processo de britagem de rochas (finos de britagem) na composição da fabricação de blocos de concreto. Assim, o presente trabalho contribui para a sustentabilidade da construção civil, diminuindo os problemas ambientais, o volume de resíduo sem tratamento produzido nessa etapa de processo e a extração de recursos minerais.
ANEPAC - Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção. Revista Areia e Brita. Ano 20, edição 73, 2018. Disponível em: . Acesso em: 09 de jul. de 2019. IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração. Eleições 2018: Políticas Públicas para Industria Mineral, Brasília, 2018. 105 p. Disponível em: . Acesso em: 12 de jul. de 2019.