Resumo

Título do Artigo

PROTAGONISMO DOS ALUNOS, ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS E DISSEMINAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Norman de Paula Arruda Filho
Instituto superior de administração e economia ISAE - ISAEBRASIL Responsável pela submissão
2 - Josué Alexandre Sander
Instituto superior de administração e economia ISAE - Programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade
3 - Barbara Beuter
Instituto Superior de Administração e Economia - ISAE - Business School

Reumo

A relação entre os temas sustentabilidade e stakeholders é estabelecida por meio de estratégias de comunicação e engajamento que a organização estabelece para exercer a transparência e promover o diálogo, honrando sua responsabilidade com a sociedade. Dentre as premissas da sustentabilidade, tal engajamento consiste em um ponto fundamental para a gestão responsável. Para além da definição dos principais públicos de relacionamento e a prestação de contas, faz-se necessário atuar para envolver esses atores nas ações desempenhadas pela organização e principalmente, inspirar por meio do exemplo.
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever a estratégia adotada pela Escola de Negócios ISAE para engajar seus stakeholders nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial por meio do Projeto Transbordar, em exercício desde 2017.
Inspirado pela Teoria dos Stakeholders que afirma que dependendo do contexto, cada estratégia de engajamento com stakeholders deve ser customizada para o ambiente em que se aplica, o ISAE identificou a necessidade de traçar uma estratégia de engajamento de stakeholders que promovesse a disseminação dos ODS, pauta prioritária dentro da agenda da Instituição, enquanto signatária das iniciativas Pacto Global e PRME da ONU.
Desenvolvido em parceria com alunos da graduação em Processos Gerenciais, o Projeto Transbordar é uma iniciativa que tem como objetivo envolver lideranças locais na indicação de participantes de um programa de bolsas de estudos no qual os alunos selecionados se comprometem a atuar na disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para agregar valor ao projeto, entendendo que, uma vez que stakeholders interagem, afetam e são afetados pela organização de formas diferentes, mais stakeholders foram envolvidos durante a idealização, planejamento e execução do Projeto Transbordar.
Por meio do levantamento de dados dos relatórios de atividade e depoimentos dos stakeholders envolvidos foi possível identificar que Projeto Transbordar alcançou resultados quantitativos e qualitativos, capacitando mais de 300 pessoas e revelando elevado grau de protagonismo e senso de comunidade entre os envolvidos. Com isso, o Projeto superou seu objetivo ao promover o engajamento dos stakeholders do ISAE nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo a transformação dos participantes, transbordando dos limites físicos da escola e impactando a sociedade como um todo.
Esse estudo visa contribuir com as discussões sobre o delineamento de estratégias diferentes de engajamento para cada um dos stakeholders de uma organização, bem como, busca demonstrar uma forma de agregar valor aos programas de concessão de bolsa de estudos, atrelando-os aos valores da instituição e gerando oportunidade de engajamento social para o desenvolvimento sustentável. Fundações que financiam bolsistas podem fazer uso dessa metodologia para fomentar a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com os problemas sociais.