Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR: UMA ANÁLISE DAS CADEIAS PRODUTIVAS CALÇADISTAS DO CARIRI CEARENSE
Abrir Arquivo

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Leonardo Kennedy Alves de Lima
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Juazeiro do Norte
2 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
3 - Jeniffer de Nadae
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Como o consumo linear está atingindo o seu limite, devido ao excesso de rejeitos gerados e pela crescente preocupação ambiental, as empresas começaram a buscar novos caminhos para adaptarem suas cadeias produtivas e, assim, diminuírem os impactos ambientais. A Economia Circular surge como um sistema industrial restaurativo e regenerativo, substituindo o conceito de “fim da vida” com a restauração, a utilização de energias renováveis e a eliminação do uso de químicos tóxicos, visando a eliminação de resíduos através do design de materiais, de produtos, de sistemas e de modelos de negócios.
Dada a importância da indústria calçadista para economia brasileira, devido a geração de empregos e renda nos diversos polos produtivos do país (GUIDOLIN et al., 2010), são evidentes os benefícios da adoção da EC na cadeia produtiva do setor, tornando-a mais economicamente sustentável. Diante disso, surge a questão: Como as cadeias produtivas das indústrias de calçados da cidade de Juazeiro do Norte-CE se inserem na Economia Circular? O objetivo é a analisar as cadeias de produtivas das fábricas de calçados da cidade de Juazeiro do Norte e como se inserem em um contexto de Economia Circular.
De acordo com Ellen MacArthur (2018), a EC é uma abordagem que envolve gradualmente diminuir o consumo de recursos finitos dentro da atividade econômica, projetando o desperdício fora do sistema, com isso todo o processo é refeito para diminuir o desperdício e reaproveitar o material. A adoção da EC torna-se necessária em setores que geram grandes quantidades de resíduos como o setor calçadista, responsável por uma produção nacional estimada de 944 milhões de pares em 2018 (ABICALÇADOS, 2019) e com elevado numero de rejeitos produzidos.
Este estudo caracteriza-se como descritivo uma vez que relata a visão dos gestores no que se refere a inserção da indústria calçadista em uma Economia Circular. Utilizou-se o estudo de caso para atender ao objetivo proposto. A pesquisa foi realizada com empresas calçadistas com sede em Juazeiro do Norte e foi necessário entrevistar os responsáveis pela cadeia produtiva. elaborou-se um roteiro para a realização de entrevistas. O roteiro da entrevista é composto por 33 questões que tiveram como base a literatura e o objetivo do trabalho.
Ambas as empresas analisadas, quanto a reutilização dos resíduos, realizam atividades que estão em conformidade com os conceitos de EC, apesar de em ambas os entrevistados terem relatado que não terem conhecimento acerca do tema. Em relação ao descarte dos materiais que não possuem valor de reuso dentro da cadeia produtiva, a Empresa 1 realiza o descarte de maneira menos sistemática que a Empresa 2, não tendo o mesmo cuidado que a segunda empresa possui com todos os aspectos do descarte.
Apesar de não conhecerem os aspectos acerca da EC, as empresas realizam ações como a reutilização de sobras ao longo da cadeia de produção. Ambas as empresas mostraram-se interessadas quanto a um redesenho da produção para maximizar a utilização desses materiais, visando tanto o lucro como a preservação ambiental. No entanto, para a efetiva implantação de uma EC, é preciso um redesenho da cadeia produtiva e do produto, para propor a reciclagem do material que retornar para a empresa.
ABICALÇADOS, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados. Relatório Setorial Indústria de Calçados do Brasil 2019. Novo Hamburgo/RS, 2019. Disponível em: http://abicalcados.com.br/relatorios/relatorio-setorial. Acesso em: 29 jul. 2019. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Disponível em: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/circular-economy/concept . Acesso em: 09 abr. HOMRICH, Aline Sacchi et al. The circular economy umbrella: Trends and gaps on integrating pathways. Journal of Cleaner Production, v. 175, p. 525-543, 2018.