Resumo

Título do Artigo

Gestão de Resíduos Sólidos: Avaliação das Ações de Prevenção e Tratamento de Resíduos Sólidos de um Empreendimento da Construção Civil à Luz da Produção Mais Limpa (P+L)
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Jéssica Rodrigues da Silva
Universidade Federal de Campina Grande - CAMPOS I
2 - adriana salete dantas de farias
Universidade Federal de Campina Grande - Uaac Responsável pela submissão

Reumo

As empresas, que em sua maioria estão sendo pressionadas a agir de forma sustentável, devem implementar a gestão ambiental empresarial, que, segundo Barbieri (2016), consiste em um conjunto das diretrizes e atividades administrativas realizadas por uma organização para alcançar efeitos positivos sobre o meio ambiente. Esse tipo de gestão requer análises profundas de realidade ambiental e um leque de conhecimentos interdisciplinares para agir sobre possíveis impactos negativos no meio ambiente que a organização esteja cometendo.
o problema de pesquisa que motiva este estudo é o seguinte: como ocorre a gestão dos resíduos sólidos do empreendimento em execução da empresa Construtora? Para responder a esse questionamento, foi definido o seguinte objetivo de pesquisa: Avaliar, à luz da Produção mais Limpa (P+L), as ações de prevenção e tratamento de resíduos sólidos realizadas em um empreendimento em execução da empresa Construtora.
A Produção + Limpa é uma ferramenta em que a socieddae ganha com a harmonização entre os interesses de preservação ambiental, do desenvolvimento econômico e da melhoria do ambiente de trabalho (GASI e FERREIRA, 2006). A hierarquia de prioridades da P+L está de acordo com os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (CONAMA, 2010). Por isso, também ajuda as organizações a se adequarem à legislação ambiental nacional.
A pesquisa foi realizada em um empreendimento da Construção Civil, em execução na cidade de Campina Grande/PB, pela empresa Construtora (nome fictício). A pesquisa utilizou dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados na empresa Construtora, durante as visitas para observação não participante do empreendimento em execução, quando também foi aplicado um formulário para coleta de dados da empresa que serviu como um roteiro semiestruturado da entrevista realizada. O período de coleta de dados primários aconteceu nos meses de Julho e Agosto de 2018.
As ações de tratamento de resíduos previstas em projeto para o funcionamento do empreendimento, foram o uso de baterias com reservas de água pluvial drenada das lajes para aguar plantas, áreas verdes e lavar áreas comuns do empreendimento. A empresa estima que 10% da água utilizada no pós-edificação seja de coleta da chuva. Também haverá uma área específica do empreendimento para ser realizada a coleta seletiva de resíduos por meio de baias de separação de resíduos. No pós-edificação também contará com uma otimização de climatização por meio de gerenciamento de consumo.
O empreendimento que está em execução deverá reduzir o consumo de energia elétrica para refrigeração dos ambientes internos, em função da pele de vidro aplicada nas janelas. O projeto também prevê coleta seletiva dos resíduos domiciliares dos futuros usuários e, o envio dos resíduos recicláveis para uma empresa recicldora. O projeto também contempla a coleta de água da chuva para usos secundários.de um modo geral, Estas ações contribuem para a minimização da geração de resíduos decorrentes das etapas construtivas realizadas, atendendo, parcialmente, objetivos da P+L.
CNTL/SENAI-RS. Produção mais Limpa em edificações. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Centro Nacional de tecnologias Limpas SENAI, 2007. Disponível em: Acesso em: abr. 2018. GASI, T. M. T.; FERREIRA, E. Produção Mais Limpa. In: VILELA JR., A.;